Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Campanha Farmácia vai à Escola

A Campanha Farmácia vai à Escola da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, visa desenvolver atividades educativas em ambientes escolares sobre o uso racional/apropriado de medicamentos e descarte correto de medicamentos, contribuindo para a conscientização sobre o tema e formando multiplicadores.

São Escolas Públicas interessadas no desenvolvimento de ações de educação em saúde aos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, Novo Ensino Médio e EJA sobre o tema abordado.

00:00:00/00:00:00

Farmácia vai à Escola - Explicando URM

Nesse vídeo explicamos o conceito de Uso Racional de Medicamentos e sua importância para a promoção da saúde da população. Crédito: Cuidado Farmacêutico RS

Como vai funcionar a campanha?

No dia 6 de abril de 2022 será o lançamento da Campanha.

Lançamento do evento

Até dia 29 de abril de 2022, as escolas e os farmacêuticos poderão aderir à campanha preenchendo a ficha de adesão.

As escolas que aderirem à Campanha “Farmácia vai à escola” receberão capacitação e materiais educativos para os professores e estudantes. Os materiais e atividades propostas subsidiarão os interessados para a participação em Concurso artístico sobre o uso racional de medicamentos, que premiará os melhores trabalhos e os professores e farmacêuticos associados.

Apresentação da Campanha 2022

Confira como vai funcionar a Campanha Farmácia vai a Escola 2022.

Como aderir à Campanha Farmácia vai à Escola?

- Para participar da Campanha e receber a formação e os materiais a serem utilizados, as escolas participantes devem preencher o seguinte formulário até 29 de abril de 2022:
Adesão de escolas.

- Para os farmacêuticos das secretarias municipais de saúde participarem da campanha e receberem a formação e os materiais, os farmacêuticos devem preencher o seguinte formulário até dia 29 de abril de 2022:
Adesão dos farmacêuticos.

Adesões realizadas

Lista de farmacêuticos(as) que aderiram à Campanha.

Lista de escolas que aderiram à Campanha.

00:00:00/00:00:00

Capacitação para a Campanha Farmácia vai à Escola

Capacitação para a Campanha Farmácia vai à Escola Crédito: Cuidado Farmacêutico RS

Edital

Confira o edital da 2ª Edição do Concurso Artístico “Farmácia vai à Escola” - Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos no Programa Saúde na Escola.

Inscrições

Se inscreva acessando o formulário eletrônico.

 

Como funcionou a campanha?

No dia 5 de maio de 2021 foi o lançamento da Campanha.

Lançamento do Evento

Até dia 12 de junho de 2021, as escolas poderão aderir à campanha preenchendo a ficha de adesão.

As escolas que aderirem à Campanha “Farmácia vai à escola” receberão capacitação e materiais educativos para os professores e estudantes. Os materiais e atividades propostas subsidiarão os interessados para a participação em Concurso artístico sobre o uso racional de medicamentos, que premiará os melhores trabalhos e os professores com maior número de alunos inscritos.

Como aderir à Campanha Farmácia vai à Escola?

- Para aderir à Campanha e receber os materiais de educação em saúde, cada escola precisou preencher o formulário.

Podcast

01. Podcast sobre Intoxicação Medicamentosa - Entrevista com a farmacêutica Livia Andreoni do Centro de Informações Toxicológicas do Rio Grande do Sul.

02. Podcast sobre Desenvolvimento de Medicamentos - Entrevista com o farmacêutico Rodrigo Silveira Pinto sobre como são desenvolvidos os medicamentos.

Concurso

Edital I - Concurso Artístico Farmácia vai à Escola - Prêmio da 1ª Edição do Concurso Artístico "Farmácia vai à Escola" - Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos no Programa Saúde na Escola.

Lista de premiados na 1ª Edição do Concurso Artístico (28/10/2021)

Materiais

CUIDAR+ Guia de atividades da Campanha Farmácia vai à Escola. Departamento de Assistência Farmacêutica (DEAF/SES-RS). 2021

Secretaria da Saúde