Conheça os painéis:
Conheça os ícones:
Apresentação
O Portal BI Gestor Municipal foi desenvolvido utilizando ferramentas de Business Inteligence(BI), que permitem
apresentar de forma sintética e visual as informações de saúde dos municípios e do Estado do RS. Facilitando
aos gestores municipais acompanhar a situação de saúde do município e da região.

Os indicadores estão organizados por temas: abas, são elas:
* Pactuação Interfederativa de Indicadores (2017 - 2021);
* Atenção Básica;
* Infecções Sexualmente Transmissíveis/AIDS;
* Atenção Ambulatorial especializada e Hospitalar;
* Imunizações;
* Doenças Crônicas Não-transmissíveis;
* Eventos Vitais NIS;
* Meu município;

As informações do Portal são atualizadas semanalmente a partir das bases SIM, SINASC, SINAN, SIA, SIH,
SIPNI, IBGE e outras. Desta forma, tenha atenção ao fato de que as bases apresentadas são abertas e podem
sofrer alterações de acordo com as particularidades de cada uma.
O Portal BI Gestor Municipal é fruto de um trabalho coordenado pela DGTI realizado em conjunto com os
departamentos da SES RS.
Navegue pelo menu para conhecer os painéis disponíveis e entender os ícones utilizados nos painéis.
Caso preferir, assista ao vídeo de apresentação do Portal.

Vídeo de Apresentação
Pactuação de Indicadores

Pactuação Estadual de Indicadores 2022-2023

Neste painel o gestor poderá acompanhar os resultados do seu município nos indicadores pactuados na Resolução CIB nº151, de 11 de maio de 2022.
O Gestor poderá selecionar os indicadores listados à esquerda e no topo do painel é possível selecionar o período e a localidade. Observe que a localidade pode ser selecionada nos quatro níveis geográficos utilizados na gestão da saúde: Macrorregiões de Saúde, Coordenadorias Regionais de Saúde, Regiões de Saúde e Municípios.
Para cada indicador é apresentado um gráfico com a série histórica anual. Neste gráfico também é possível avançar para os meses do ano clicando em "Expandir tudo para um nível na hierarquia". As barras do gráfico são coloridas de acordo com a meta pactuada, sendo verde para melhor que a meta, vermelho para pior que a meta e amarelo para períodos sem meta pactuada. É possível selecionar a visualização da meta entre Estadual, Região e Município, sendo que para Região, deverá ter uma região selecionada e para município, deverá ter um município selecionado.
Após o gráfico, temos os mapas pelas diferentes divisões geográficas utilizadas na saúde. Por padrão as cores do mapa variam em tons de vermelho, sendo o tom mais claro para valores menores e tons mais escuros para valores maiores. Ao passar o cursor sobre a localidade é apresentado o nome da localidade e o valor do indicador.
Por fim, temos uma tabela com os dados por Localidade e Data, onde é possível avançar e recuar nos níveis hierárquicos disponíveis. O arquivo a seguir orienta como se dá a navegação entre as hierarquias da tabela:

Observe que conforme você faz seleções, os dados dos gráficos, mapas e tabelas alteram de acordo com o filtro. O filtro pode ser aplicado tanto nas opções no cabeçalho do painel quanto nos próprios gráficos, mapas e tabela.


Ficha Técnica dos Indicadores Estaduais (em PDF):

Atualização:
Semanal



Pactuação Interfederativa de Indicadores 2017-2021

Neste painel o gestor poderá acompanhar os resultados do seu município nos indicadores pactuados na Resolução CIT nº8, de 24 de Novembro de 2016.
O Gestor poderá selecionar um indicador, o período que deseja acompanhar e selecionar a localidade. Observe que a localidade pode ser selecionada nos quatro níveis geográficos utilizados na gestão da saúde: Macrorregiões de Saúde, Coordenadorias Regionais de Saúde, Regiões de Saúde e Municípios.
Para cada indicador é apresentada a série histórica anual e mensal, os valores absolutos do indicador e uma tabela detalhada por município para o período selecionado com algumas exceções de acordo com as peculiaridades dos indicadores. Observe que conforme você faz seleções, os dados selecionados são destacados na cor verde, os gráficos são dinamicamente alterados e os filtros são listados no canto inferior esquerdo no objeto "FILTROS".


Ficha Técnica dos Indicadores Federais e Estaduais (em PDF):
* Ficha de Indicadores da Pactuação Interfederativa (2017 - 2021);
* Indicador RS 1: Proporção de cura de casos novos de tuberculose pulmonar;
* Indicador RS 2: Proporção de amostras de água com presença de Escherichia coli, em Soluções Alternativas Coletivas;
* Indicador RS 3: Proporção de Óbitos por Acidentes de Trabalho Investigados;
* Indicador RS 4: Taxa de Notificação de Agravos (Acidentes e Doenças) Relacionados ao Trabalho;
Atualização:
Semanal


Vídeo Aula
Atenção Básica
Neste painel o gestor poderá acompanhar os resultados do seu município nos indicadores específicos da Atenção Básica elencados pelo setor responsável pela área na SES para acompanhamento. O Gestor poderá selecionar um indicador, o período que deseja acompanhar e selecionar a localidade. Observe que a localidade pode ser selecionada nos quatro níveis geográficos utilizados na gestão da saúde: Macrorregiões de Saúde, Coordenadorias Regionais de Saúde, Regiões de Saúde e Municípios. Para cada indicador é apresentada a série histórica anual e mensal, os valores absolutos do indicador e uma tabela detalhada por município para o período selecionado com algumas exceções de acordo com as peculiaridades dos indicadores. Observe que conforme você faz seleções, os dados selecionados são destacados na cor verde, os gráficos são dinamicamente alterados e os filtros são listados no canto inferior esquerdo no objeto "FILTROS".

Responsável:
Cada indicador tem um setor responsável na SES, o mesmo é informado na "Ajuda" de cada indicador.

Fonte:
Cada indicador conta com uma fonte, estas bases são informadas na "Ajuda" de cada indicador e abaixo de cada gráfico apresentado.

Atualização:
Semanal


Vídeo Aula
Infecções Sexualmente Transmissíveis / AIDS
Neste painel o gestor poderá acompanhar os resultados do seu município nos indicadores específicos dos agravos referentes às Infecções Sexualmente Transmissíveis e AIDS elencados pelo setor responsável pela área na SES para acompanhamento. O Gestor poderá selecionar um indicador, o período que deseja acompanhar e selecionar a localidade. Observe que a localidade pode ser selecionada nos quatro níveis geográficos utilizados na gestão da saúde: Macrorregiões de Saúde, Coordenadorias Regionais de Saúde, Regiões de Saúde e Municípios. Para cada indicador é apresentada a série histórica anual e mensal, os valores absolutos do indicador e uma tabela detalhada por município para o período selecionado com algumas exceções de acordo com as peculiaridades dos indicadores. Observe que conforme você faz seleções, os dados selecionados são destacados na cor verde, os gráficos são dinamicamente alterados e os filtros são listados no canto inferior esquerdo no objeto "FILTROS".

Responsável:
DAS/DST-AIDS

Fonte:
Cada indicador conta com uma fonte, estas bases são informadas na "Ajuda" de cada indicador e abaixo de cada gráfico apresentado.

Atualização:
Semanal


Vídeo Aula
Atenção Ambulatorial Especializada e Hospitalar
Neste painel o gestor poderá acompanhar os resultados do seu município nos indicadores específicos da área de assistência ambulatorial e hospitalar elencados pelo setor responsável pela área na SES para acompanhamento. O Gestor poderá selecionar um indicador, o período que deseja acompanhar e selecionar a localidade. Observe que a localidade pode ser selecionada nos quatro níveis geográficos utilizados na gestão da saúde: Macrorregiões de Saúde, Coordenadorias Regionais de Saúde, Regiões de Saúde e Municípios. Para cada indicador é apresentada a série histórica anual e mensal, os valores absolutos do indicador e uma tabela detalhada por município para o período selecionado com algumas exceções de acordo com as peculiaridades dos indicadores. Observe que conforme você faz seleções, os dados selecionados são destacados na cor verde, os gráficos são dinamicamente alterados e os filtros são listados no canto inferior esquerdo no objeto "FILTROS".

Responsável:
Cada indicador tem um setor responsável na SES, o mesmo é informado na "Ajuda" de cada indicador.

Fonte:
Cada indicador conta com uma fonte, estas bases são informadas na "Ajuda" de cada indicador e abaixo de cada gráfico apresentado.

Atualização:
Semanal


INDICADORES DISPONÍVEIS SOMENTE PARA GESTÃO ESTADUAL
Vídeo Aula
Imunizações
Neste painel o gestor poderá acompanhar os dados sobre as diferentes coberturas vacinais do seu município. O Gestor poderá selecionar um indicador, o período que deseja acompanhar e selecionar a localidade. Observe que a localidade pode ser selecionada nos quatro níveis geográficos utilizados na gestão da saúde: Macrorregiões de Saúde, Coordenadorias Regionais de Saúde, Regiões de Saúde e Municípios. Para cada indicador é apresentada a série histórica anual e mensal, os valores absolutos do indicador e uma tabela detalhada por município para o período selecionado com algumas exceções de acordo com as peculiaridades dos indicadores. Observe que conforme você faz seleções, os dados selecionados são destacados na cor verde, os gráficos são dinamicamente alterados e os filtros são listados no canto inferior esquerdo no objeto "FILTROS".

Responsável:
CEVS/DVE/Núcleo de Imunizações

Fonte:
SI-PNI

Atualização:
Semanal


Vídeo Aula
Doenças Crônicas Não-Transmissíveis
Neste painel o gestor poderá acompanhar os resultados do seu município nos indicadores específicos dos agravos elencados pelo setor responsável pela área na SES para acompanhamento. O Gestor poderá selecionar um indicador, o período que deseja acompanhar e selecionar a localidade. Observe que a localidade pode ser selecionada nos quatro níveis geográficos utilizados na gestão da saúde: Macrorregiões de Saúde, Coordenadorias Regionais de Saúde, Regiões de Saúde e Municípios. Para cada indicador é apresentada a série histórica anual e mensal, os valores absolutos do indicador e uma tabela detalhada por município para o período selecionado com algumas exceções de acordo com as peculiaridades dos indicadores. Observe que conforme você faz seleções, os dados selecionados são destacados na cor verde, os gráficos são dinamicamente alterados e os filtros são listados no canto inferior esquerdo no objeto "FILTROS".

Responsável:
Cada indicador tem um setor responsável na SES, o mesmo é informado na "Ajuda" de cada indicador.

Fonte:
Cada indicador conta com uma fonte, estas bases são informadas na "Ajuda" de cada indicador e abaixo de cada gráfico apresentado.

Atualização:
Semanal


Vídeo Aula
Eventos Vitais NIS
O Núcleo de Informações em Saúde - NIS trabalha com os Sistemas de Informações sobre Nascido Vivo-SINASC e Mortalidade-SIM, sendo o Gestor responsável pela coleta, processamento, armazenamento e publicação das informações relativas aos eventos morte e nascimento no Rio Grande do Sul, com base nas informações contidas nas Declarações de Óbito – DO e nas Declarações de Nascidos Vivos – DNV. Também trabaha com Indicadores de Saúde que são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a saúde de agregados humanos, bem como fornecer subsídios ao planejamento das ações de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo.

O Gestor poderá selecionar um indicador, o período que deseja acompanhar e selecionar a localidade. Observe que a localidade pode ser selecionada nos quatro níveis geográficos utilizados na gestão da saúde: Macrorregiões de Saúde, Coordenadorias Regionais de Saúde, Regiões de Saúde e Municípios. Para cada indicador é apresentada a série histórica anual e mensal, os valores absolutos do indicador e uma tabela detalhada por município para o período selecionado com algumas exceções de acordo com as peculiaridades dos indicadores. Observe que conforme você faz seleções, os dados selecionados são destacados na cor verde, os gráficos são dinamicamente alterados e os filtros são listados no canto inferior esquerdo no objeto "FILTROS".

O Gestor também poderá visualizar dados agregados sobre a quantidade de óbitos infantis, fetais e maternos ocorridos no estado de forma dinâmica, uma vez que se trabalha com a semana epidemiológica anterior a que se está. Neste indicador estão disponíveis filtros de período (ano, mês e semana), localidade (Macrorregião de Saúde, Coordenadoria Regional de Saúde, Região de Saúde e Município), Hierarquia CID10 (Capítulo, Agrupamento, Categoria e Subcategoria), CNES (Etabelecimento de Saúde e filtro de Hospitais de Pequeno Porte) e por Tipo de Mortalidade. Quando selecionado o tipo de mortalidade "Infantil", os filtros subtipo e evitáveis são disponibilizados.

Responsável:
DGTI/Núcleo de Informações em Saúde

Fonte:
SIM, SINASC, SMS (Sistema da Mortalidade Semanal)

Atualização:
Semanal


Meu Município
Neste painel todos os indicadores disponibilizados nos demais menus do Portal BI Gestão Municipal são apresentados em uma única tabela, apresentando ao gestor o retrato geral da saúde no seu município. Para este painel é possível filtrar o Ano e o Município que se deseja visualizar. Para maior detalhamento do indicador, sugere-se visualizá-lo no menu em que se encontra. Observe que conforme você faz seleções, os dados selecionados são destacados na cor verde, a tabela é dinamicamente alterada e os filtros são listados no canto inferior esquerdo no objeto "FILTROS".

Responsável:
Cada indicador tem um setor responsável na SES, o mesmo é informado na "Ajuda" de cada indicador em seu detalhamento.

Fonte:
Cada indicador conta com uma fonte, estas bases são informadas na "Ajuda" de cada indicador em seu detalhamento.

Atualização:
Semanal


Vídeo Aula
Pagamentos
Confira os valores pagos por mês pelo Governo do Estado, via Fundo Estadual de Saúde (FES), a municípios e estabelecimentos de saúde adimplentes junto ao CADIN, por programa; Observe que conforme você faz seleções, os dados selecionados são destacados na cor verde, a tabela é dinamicamente alterada e os filtros são listados no canto inferior esquerdo no objeto "FILTROS".

Responsável:
Fundo Estadual de Saúde (FES)

Fonte:
FPE

Atualização:
Diária


Vídeo Aula
Violência Interpessoal / Suicídio
Neste painel o gestor poderá visualizar dados agregados sobre a quantidade de notificações de violência e suicídio ocorridos no estado de forma dinâmica. Estão disponíveis filtros de período (ano, mês), localidade (Macrorregião de Saúde, Coordenadoria Regional de Saúde, Região de Saúde e Município); Faixa Etária e Sexo (Para Notificações, Suicídio e População); Raça Cor, Estado Civil, Zona, Local Ocorrência, Ocorreu Outras Vezes, Lesão Autoprovocada, Encaminhamento e Tipo de Violência (Somente para Notificações).
Nos filtros por localidade são considerados os municípios de Notificação no caso da violência e Ocorrência no suicídio.
Neste painel é apresentada a série histórica das notificações e suicídio; quantidade de total de violência, sexual, autoprovocada e suicídio por município, região, CRS e macro; total de notificação de violência por sexo, ciclo de vida, local de ocorrência e tipo de violência; a taxa de notificação e suicídio para cada 100.000 habitantes; os valores absolutos e uma tabela detalhada por município para o período selecionado.
Observe que conforme você faz seleções, os dados selecionados são destacados na cor verde, os gráficos são dinamicamente alterados e os filtros são listados no canto inferior esquerdo no objeto "FILTROS".

Responsável:
CEVS/VIGILÂNCIA DE ACIDENTES E VIOLÊNCIA

Fonte:
SINAN (Notificação de Violência)
SIM (Suicídio)
População IBGE (2010 - 2012), RIPSA (2013 - Ano Atual)

Atualização:
Semanal


Vídeo Aula
Planejamento Regional Integrado
O Painel do Planejamento Regional Integrado (Painel PRI) foi desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde do RS (SES/RS), com o objetivo de subsidiar a elaboração dos Diagnósticos Regionais de Saúde e dos Planos Macrorregionais de Saúde previstos no processo do Planejamento Regional Integrado (PRI).
O PRI é coordenado pela SES/RS, em articulação com os municípios e participação da União, conforme previsto no Art. 2º da Resolução CIT nº 37 de 22/03/2018. E, considerando as definições pactuadas na Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS), através da Resolução CIB/RS Nº 188/2018, o Painel conta com as seguintes abas:

• Apresentação do Planejamento Regional Integrado
• Demografia / Determinantes e Condicionantes
• Morbimortalidade
• Financiamento

Responsável / Fonte / Atualização:
As fichas de qualificação de cada indicador apresentado nas abas deste painel, encontram-se no anexo da respectiva aba. Neste documento são apresentados os responsáveis, as fontes e a periodicidade da atualização.

É importante destacar que o Painel PRI permite que os dados sejam selecionados por Região de Saúde, Macrorregião de Saúde e/ou Estado, possibilitando assim o olhar a partir da perspectiva do território.


Saúde do Trabalhador
Neste painel estará disponível para o gestor público e a população as notificações de casos de doenças e agravos relacionados ao trabalho notificados nos seus territórios pelos serviços de saúde públicos e privados.
Será possível identificar por agravo e região os segmentos econômicos onde se concentram mais doenças e ocorrência de acidentes, assim como o perfil dos trabalhadores dessas notificações por ocupação, sexo e faixa etária.
Com o acesso rápido a essas informações, o Gestor Público terá mais subsídios para planejar as ações de vigilância em saúde do trabalhador em seus territórios.
Também permitirá que a população tenha acesso a essas informações, uma vez que são elas que contribuem para a elaboração das políticas publicas.
Segue abaixo o Link com as instruções de uso desse painel:

MANUAL DE USO DO PAINEL


Responsável / Fonte / Atualização:
CEVS/DVST / SINAN NET e IST (RINA) / Semanal
Vídeo Aula
Ícone PDF
Ao clicar no ícone "PDF" a ferramenta irá encaminhar o download de um arquivo em formato PDF contendo imagens dos gráficos, de acordo com os filtros selecionados no momento da geração do arquivo. Caso o arquivo não abra ou não inicie o download automaticamente, pode ser necessário autorizar a geração clicando no link "press here" conforme figura abaixo:
Vídeo Aula
Ícone Ajuda
Ao clicar no ícone "Ajuda"( ? ) você irá abrir informações sobre o indicador/dado que está sendo visualizado. As informações mais comuns são a descrição do dado, sua fonte e os responsáveis por ela na Secretaria Estadual da Saúde. Para fechar as informações de ajuda, basta clicar novamente no ícone ( ? ).
Vídeo Aula
Ícone Destaques
O ícone Destaques ( Estrela ), quando ativado, irá apresentar dois gráficos do indicador selecionado por localidade. Estes gráficos estão organizados na seguinte hierarquia de localidade: Macrorregião de Saúde -> Coordenadoria Regional de Saúde -> Região de Saúde -> Município. No Gráfico superior o usuário navega entre os níveis da hierarquia clicando no gráfico nas localidades que deseja ver o detalhamento e para voltar clica na seta para cima ( ). Já no gráfico inferior, o usuário navega entre os níveis da hierarquia clicando na seta circular ( ) e quando chegar no último nível passará ao primeiro. Para fechar as informações basta clicar novamente no ícone.
Vídeo Aula
Sair
O botão sair irá direcionar o usuário para tela de apresentação do Portal BI Gestão Municipal.

Formulário de Contato