Rede de Atenção Psicossocial - RAPS
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) busca prestar atendimento de saúde mental às pessoas que apresentam algum tipo de sofrimento psíquico. Ela é composta pelos pontos de atenção e cuidado em saúde mental do Sistema Único de Saúde (SUS), como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), as Unidades de Acolhimento (UA) e demais pontos de atenção. Além da RAPS já estabelecida no território nacional, o Rio Grande do Sul possui também dispositivos de cuidado em saúde mental na Atenção Primária à Saúde (APS).
Os dispositivos de cuidado em saúde mental podem ser consultados, de acordo com município, no mapa estadual da RAPS. Outras informações acessse o documento na íntegra.
Conheça o Painel da RAPS no RS .
O Rio Grande do Sul conta com uma rede específica de cuidados em saúde mental integrada à Atenção Primária à Saúde (APS), atuando diretamente nas unidades de saúde dos municípios gaúchos. Esses serviços são cofinanciados pelo Estado, com repasses diretos aos municípios.
A rede é composta por diferentes modalidades de cuidado, como:
- Oficinas Terapêuticas (OT)
- Acompanhantes Terapêuticos (AT)
- Núcleos de Apoio à Atenção Básica (NAAB)
- Composições de Redução de Danos (RD)
- Programa AcompanhaRAPS.
As resoluções, critérios de habilitação e demais informações podem ser consultados no podem ser encontradas em Legislação.
A porta de entrada da RAPS é a unidade básica de saúde (UBS) a qual você está vinculado. Os profissionais da UBS estão aptos para fazer sua avaliação de saúde, montar um plano de atendimento ou direcioná-lo para o serviço mais adequado em seu município.
Criado pela Resolução nº 592/13 – CIB/RS, o Grupo Condutor Estadual da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e da Linha de Cuidado em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas é composto pelos seguintes representantes:
- Coordenação Estadual de Saúde Mental;
- Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS);
- Coordenação Estadual de Urgência e Emergência;
- Coordenação Estadual de Atenção Básica;
- Comissão de Saúde Mental do Conselho Estadual de Saúde;
- Ministério da Saúde; e
- Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (COSEMS/RS).
Este grupo tem como função analisar, deliberar e assessorar a política de atenção psicossocial, incluindo financiamento e contratualização com os pontos de atenção à saúde, além de monitorar e avaliar a RAPS.
O Grupo Condutor é essencial para o desenvolvimento e aprimoramento da RAPS no RS, garantindo que a rede funcione de forma eficiente e atenda às necessidades da população e as discussões são abertas a todos os interessados. Para acesso ao cronograma anual de reuniões, entre em contato com saudemental@saude.rs.gov.br.