Lançada campanha de rádio e mídias digitais para reforçar a importância da vacinação contra Influenza
Imunização reduz o número de casos graves de doenças respiratórias, hospitalizações e óbitos
Publicação:

Começa a ser veiculada em rádios e mídias digitais, nesta quinta-feira (26/06) a campanha produzida pela Secretaria Estadual Saúde (SES) para alertar e conscientizar a população gaúcha sobre a importância da vacinação contra o vírus da gripe (influenza).
Para chamar a atenção nas redes sociais, as peças da campanha são apresentadas em cores vibrantes e são dirigidas aos públicos mais vulneráveis à doença, crianças, gestantes e idosos.O conteúdo convida as pessoas a comparecerem às unidades de saúde para se protegerem contra gripe com frases como: "A vacina é gratuita, eficiente e muito segura". A campanha ficará no ar até o dia 11 de julho, podendo ser prorrogada.
Cenário de alerta
O cenário de alerta é evidenciado pelos dados do Painel de Hospitalizações de Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG que mostra que até 25 de junho de 2025, já ocorreram 2.110 hospitalizacoes por influenza e 278 óbitos no Estado. Outro fato preocupante é que no ano passado, os registros apontam que a cada cinco pessoas que internaram por problemas respiratórios em decorrência da gripe, quatro não eram vacinadas contra a influenza.
Apesar da meta de 90% de cobertura vacinal entre a população, estipulada pela Estratégia de Vacinação do Ministério da Saúde, neste ano, a soma de cobertura nos grupos de idosos, crianças e gestantes chegou até agora a apenas 46,06%, sendo em Idosos - 50,40% , Crianças- 34,04% e Gestantes - 27,04%, percentuais muito abaixo do que é preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Situação vacinal das hospitalizações por gripe em 2024 por faixa etária:
0-5 anos:
CASOS - 42 vacinados x 406 não vacinados
ÓBITOS - zero vacinados x 9 não vacinados
6-59 anos:
CASOS - 63 vacinados x 637 não vacinados
ÓBITOS - 4 vacinados x 54 não vacinados
60 anos ou mais:
CASOS - 312 vacinados x 857 não vacinados
ÓBITOS - 61 vacinados x 160 não vacinados
Total:
CASOS - 417 vacinados x 1.900 não vacinados
ÓBITOS - 65 vacinados x 223 não vacinados
Esse cruzamento é feito automaticamente pelos sistemas de notificação das doenças respiratórias (Sivep-Gripe) e da vacinação (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações). O dado de 2025 ainda não está disponível.
Desde o dia 15 de maio, a vacinação foi ampliada para toda a população acima de seis meses de idade. Ainda assim, a orientação da SES é que os municípios mantenham o foco na proteção dos grupos prioritários, que são os mais suscetíveis às complicações da doença.
A vacina da gripe oferece proteção contra as cepas mais recentes do vírus (dos tipos A-H1N1 e A-H3N2 e B) e é capaz de reduzir o risco de casos graves, hospitalizações e mortes. A proteção da vacina começa cerca de 15 dias após a aplicação. E por isso ela acontece nesta época, para que tenha maior efeito durante o inverno, período de maior circulação do vírus.
Sintomas e prevenção
A gripe é uma infecção viral que pode evoluir para quadros graves, especialmente em grupos de risco. Os principais sintomas são:
Febre
Tosse
Dor de garganta
Dor no corpo
Dor de cabeça
Em idosos, pode haver febre baixa e ausência de alguns sintomas típicos, o que exige atenção redobrada.
Além da vacinação, é fundamental adotar medidas preventivas, como:
Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel
Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar (etiqueta respiratória)
Manter ambientes ventilados
Evitar contato próximo com pessoas gripadas
Indivíduos com quadro de síndrome gripal deverão usar máscara, evitando a
transmissão para outras pessoas
Uso de máscara para os indivíduos com maior vulnerabilidade quando em ambientes com
aglomeração de pessoas, especialmente em locais
Acesse Dados de cobertura vacinal no RS - Estratégia de Vacinação
Confira o Painel de Hospitalizações de Síndrome Respiratória Aguda Grave - SRAG