Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Saúde da Mulher

8 de março- Dia Internacional da Mulher

A partir de 1975, a  Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, criado com o objetivo de afirmar as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres compreende a questão de gênero como condicionante/determinante social de adoecimento e morte das mulheres.
Para o entendimento dos principais fatores que impactam a saúde das mulheres no Estado do Rio Grande do Sul, a Seção da Saúde da Mulher da SES-RS produziu um infográfico com os principais indicadores de saúde do Estado.
 

Infográfico   Indicadores Saúde da Mulher
Infográfico - Indicadores de Saúde da Mulher no Rio Grande do Sul

As mulheres de todas as idades, religiões, raças e etnias formam a população alvo da Política Estadual de Saúde da Mulher que desenvolve as ações a partir de um recorte de gênero. As ações também são implementadas com enfoque na intersetorialidade da atenção integral à saúde da mulher.  

As ações incluem o planejamento, a qualificação e a implementação da rede de serviços a partir da  Atenção Básica, passando pela Rede Cegonha e garantindo acesso ao atendimento de saúde às famílias, bebês, gestantes, com orientações e informações  sobre planejamento familiar, saúde sexual e reprodutiva e redução da mortalidade materna.

 

Esta política também trabalha com prevenção ao câncer de colo de útero e câncer de mama,  qualificação do pré-natal,  assistência aos prematuros, acesso a exames de usuárias e acompanhamento no parto.

 

Clique aqui e saiba mais sobre a Política Nacional de Saúde da Mulher

 

Informações para Gestores, prestadores e profissionais de saúde  (Linha de Cuidado da Saúde, Violência contra a Mulher e Folder Gestação de Alto-risco

  

Equipe Técnica

Contato: (51) 32885903/5902 

Conteúdos relacionados

Secretaria da Saúde