Rio Grande do Sul intensifica vacinação contra o sarampo diante de risco de reintrodução do vírus
Publicação:

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) lançou um plano emergencial para intensificar a vacinação contra o sarampo em 35 municípios considerados de alto risco para a reintrodução do vírus. A medida foi motivada pela confirmação de um caso importado da doença em Porto Alegre, em abril de 2025, e pelo aumento expressivo de casos nas Américas — 7.150 casos neste ano, segundo o boletim divulgado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) com dados até 14 de junho.
A vacinação é a única forma eficaz de prevenir o sarampo, doença altamente contagiosa e potencialmente grave, especialmente para crianças pequenas e adultos jovens. A cobertura vacinal de pelo menos 95% é essencial para evitar surtos e manter o estado livre da circulação do vírus. A vacinação será feita com os imunizantes Dupla Viral (sarampo e rubéola) e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), conforme a faixa etária. A meta é vacinar todos os suscetíveis identificados durante a campanha.
O Plano de Ação: Intensificação da Vacinação contra o Sarampo e a Nota Informativa nº 09 do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) detalham as estratégias adotadas. As ações de mobilização devem ocorrer no período de 23 de junho a 23 de setembro e tem como público-alvo pessoas de 6 meses a 59 anos que não tenham esquema vacinal completo.
Entre as ações previstas estão:
- Intensificação das ações de bloqueio vacinal seletivo em até 72 horas após identificação de casos suspeitos;
- Aplicação da dose zero da vacina em crianças de 6 a 11 meses nos municípios prioritários;
- Busca ativa e vacinação seletiva em áreas de grande circulação, como escolas, aeroportos, estações de transporte e eventos de massa;
- Revisão da situação vacinal de trabalhadores da saúde e da educação;
- Registro nominal das doses aplicadas nos sistemas oficiais de informação.
Municípios prioritários
Os municípios prioritários incluem cidades de fronteira com Argentina e Uruguai, localidades turísticas da Serra Gaúcha e a capital Porto Alegre. A escolha se baseia em fatores como baixa cobertura vacinal, alto fluxo de turistas e mobilidade populacional.
Lista de municípios prioritários
Porto Alegre, Barra do Quaraí, Itaqui, Quaraí, Sant’Ana do Livramento, Uruguaiana, Garruchos, Pirapó, Porto Xavier, Roque Gonzales, São Borja, São Nicolau, Novo Machado, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Derrubadas, Tiradentes do Sul, Chuí, Jaguarão, Aceguá, Canela, Caxias do Sul, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café, São José dos Ausentes, Vacaria, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Garibaldi, Guaporé, Nova Prata, Veranópolis e Farroupilha.