Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Violência doméstica contra a mulher é discutida em Porto Alegre

Publicação:

"Violência Doméstica contra a Mulher é uma Questão de Saúde Pública" é o tema do encontro que será realizado no dia 02 de dezembro, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, às 14h. Promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), através da Seção da Saúde da Mulher, o encontro vai abordar um importante agravo à saúde física e mental da mulher, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma questão de saúde pública. Será palestrante do evento Ana Flávia Pires D;Oliveira, professora doutora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP- São Paulo, que vai falar sobre a importância dos serviços de saúde na rede intersetorial de atenção à mulher em situação de violência.

Dados do Banco Mundial revelam que 70% dos incidentes de violência contra a mulher ocorrem no próprio lar, sendo praticados pelos ex-maridos e ex-companheiros. 40% dos casos resultam em lesões graves. Em 2000, de acordo com o Comitê Estadual de Mortalidade Materna, a violência doméstica foi a segunda causa indireta de morte materna em todo o Rio Grande do Sul. Anualmente, a polícia gaúcha registra uma média de 100 mil ocorrências em que a mulher é a vítima.

O encontro será realizado das 14 às 17h. O Memorial do Rio Grande do Sul está localizado na Av. Sete de Setembro, 1020, na Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre. Entrada é franca.
Secretaria da Saúde