Gravataí inaugura Centro de Atendimento em Saúde do TEAcolhe
Previsão é que ao menos 150 pacientes de Gravataí e Glorinha sejam atendidos na Apae
Publicação:

Foi inaugurado nesta quinta-feira (15) o Centro de Atendimento em Saúde (CAS) do TEAcolhe em Gravataí. O serviço funciona junto a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município e atenderá também pacientes de Glorinha. O Serviço irá ampliar a rede de atendimento à pessoa com autismo da região de saúde 10, que conta com o CAS de Alvorada, na Associação Brasileira de Educação e Assistência Social (Abess), e o CAS de Cachoeirinha, na Associação Pais e Amor. A previsão é que o CAS de Gravataí realize, pelo menos, 1200 atendimentos para 150 pacientes.
Presente na inauguração, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou que esse é o 52º CAS do TEAcolhe. “Nossa meta, até 2026, é chegar a 90 CAS em todo o Estado”, disse a secretária ao lembrar de uma política pioneira voltada aos Transtorno do Espectro Autista (TEA) implementada em 2014 quando era secretária municipal da Saúde de Pelotas, no governo do então prefeito Eduardo Leite. Com a ampliação para 90 CAS, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) estima atender mais 5 mil pessoas no TEAcolhe.
“Nesses momentos a gente procura reconhecer o trabalho de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), entendendo que a cooperação os gestores se faz com diálogo e com foco no que é melhor para a população e isso que tem feito o Rio Grande do Sul avançar”, ressaltou o secretário municipal de Saúde de Gravataí e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), Régis Fonseca Alves.
“É um processo de anos, sonho de muito tempo e motivo de muita alegria para essas mães, crianças e famílias”, destacou Maria Regina da Silva Nunes, presidente da Apae de Gravataí. Na avaliação do prefeito de Glorinha, Leonardo Carvalho, o novo serviço significa mais uma porta para atendimento qualificado do TEA.
“Todo o trabalho do Governo do Estado foi pensado nisso, com médicos e especialistas para que toda a família se sinta acolhida no TEAcolhe, que consiga reconhecer aqui um espaço de afeto, segurança e parceria para cuidar dos seus filhos e filhas”, reforçou a diretora adjunta do Departamento Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps) da SES, Carolina Drügg. O CAS de Gravataí é composto por uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de pediatria, serviço social, nutrição, psicologia, educação física, fisioterapia e pedagogia.
TEAcolhe
O TEAcolhe, programa do governo do Estado por meio da Secretaria da Saúde (SES), é voltado ao cuidado integral das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Criado em 2021,bjetivo de implementar a Lei Estadual n° 15.322/2019, a iniciativa busca qualificar profissionais das redes de saúde, educação e assistência social para o atendimento a pessoas com TEA, por meio de centros macrorregionais e regionais em todo o Estado, além dos CAS, lançados em 2023.