Vigilância em Saúde elabora mapa de risco do trabalho no Estado
Publicação:
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) disponibiliza a partir de agora um mapa online de risco do trabalho no Rio Grande do Sul. A ferramenta de gestão indica os registros de agravos relacionados a atividades laborais em cada município gaúcho.
Entre os assuntos que é possível pesquisar estão as notificações de acidentes de trabalho, intoxicação, exposição a material biológico, lesão por esforço repetitivo (LER/DORT) e outros. As fontes são o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), Sistema de Informação em Saúde do Trabalhador (SIST) e o Relatório Individual de Notificação de Agravo (RINA). O projeto foi desenvolvido em parceria da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Cevs com o Departamento de Gestão e Tecnologia da Informação da Secretaria da Saúde.
O processo de acompanhamento da incidência de acidentes e doenças decorrentes de ambientes e processos de trabalho compõem, entre outros, os indicadores da Política Nacional e Estadual da Vigilância em Saúde do Trabalhador(a). O instrumento terá, em breve, o acréscimo de dados sócio-econômico-ambientais, que permitirão identificar os condicionantes e determinantes da alta incidência de agravos e óbitos relacionados ao trabalho no Estado.
A ferramenta facilitará aos gestores de saúde (municipais, regionais e estaduais) a definição de estratégias para o cumprimento das metas propostas, bem como a identificação de prioridades de intervenção e prevenção.
O link de acesso ao mapa, assim como um manual de como usá-lo, está na página cevs.rs.gov.br/trabalhador.