Programação do Maio Vermelho contempla capacitações de profissionais de odontologia
Atividades são desenvolvidas em parceria com o Telessaúde RS visando à prevenção e tratamento do câncer bucal
Publicação:

Em 2025, o Projeto Maio Vermelho, está completando 15 anos de atividades de prevenção e orientação sobre diagnóstico de tratamento do câncer o bucal. Para demarcar a data, a Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com o Telessaúde RS, está realizando mais uma rodada anual de capacitações de educação permanente de profissionais e estudantes de odontologia em vários municípios do Rio Grande do Sul. Cerca de 500 profissionais são capacitados anualmente através do projeto.
O Projeto Maio Vermelho, iniciado em 2010, é alusivo ao Dia Estadual de Combate ao Câncer de Boca, celebrado em 31 de maio. Em 1987, a Organização Mundial da Saúde (OMS), já havia promulgado a data como o Dia Mundial sem Tabaco.
Já foram realizadas agendas em Alvorada, Osório, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Erechim e Santa Cruz do Sul. As próximas serão em Santa Maria (15/05) e Novo Hamburgo (20/05). A campanha conta com apoio da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/RS), Sociedade Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (SOBRACID), Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Sul (SOERGS) e Academia Gaúcha de Odontologia.
As atividades reúnem cirurgiões dentistas, acadêmicos e residentes de odontologia da Atenção Primária de Saúde e de Serviços Especializados do Sistema Único de Saúde (SUS) e são promovidos em parceria com Telessaúde/RS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), universidades locais e secretarias municipais de saúde.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se 15 mil novos casos de Câncer de Boca no Brasil em 2023, sendo 10.900 em homens e 4.200 em mulheres. No Rio Grande do Sul, são esperados 580 novos casos, sendo 90 casos apenas em Porto Alegre. Em 2020, levantamento mais recente, ocorreram no país 6.192 óbitos acometidos pela doença. Desses, 4.767 óbitos foram homens e 1.425 mulheres.
Estratégia para redução de casos
A estratégia da campanha para a redução de casos da doença é a mobilização e capacitação dos profissionais de odontologia dos municípios gaúchos para a atenção a lesões suspeitas e encaminhamento para diagnóstico e tratamento na área de estomatologia. Para facilitar e agilizar o acesso dos usuários, os profissionais contam com o programa Estomatonet, que faz telediagnóstico para lesões bucais possibilitando aos pacientes do SUS o diagnóstico precoce de lesões bucais passíveis de serem cancerígenas.
Diagnóstico
O primeiro passo é o cirurgião-dentista (ou médico) realizar um exame bucal simples como rotina nas consultas e pode ser realizado em qualquer Unidade de Saúde da Atenção Primária. Em casos suspeitos, a biópsia é indicada para confirmação. O diagnóstico do câncer de boca é realizado através do tecido coletado no procedimento a partir de uma análise microscópica por um patologista.
Encaminhamento para tratamento
No Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do diagnóstico confirmado, o paciente deve ser encaminhado para a especialidade Oncologia/Cirurgia de Cabeça e Pescoço por meio do sistema de regulação (GERCON). O profissional responsável pelo atendimento deve inserir o caso no sistema, acompanhado de uma descrição das suas impressões e do laudo histopatológico de confirmação, para encaminhar à consulta na atenção terciária, nível de atenção onde o tratamento é realizado.
Prevenção
São fatores de risco para os cânceres de lábio e cavidade oral:
- Principal causa é o tabagismo, em segundo lugar o consumo de álcool;
- Sexo e idade: acomete principalmente homens brancos acima de 40 anos;
- Exposição frequente dos lábios à radiação solar;
- Imunossupressão: indivíduos HIV positivos ou que fazem o uso de imunossupressores possuem maior risco de desenvolver câncer de lábio e cavidade oral;
- Infecção pelo HPV.
Próximas Capacitações
15/05 - Santa Maria
Horário: das 8h às 17h
Local: Auditório CT Wilson Aita. UFSM. Av. Roraima, 1000, Camobi, Santa Maria - RS.
Inscrições - https://forms.gle/3SNK4NTQxqr9jovi6
20/05 – Novo Hamburgo
Horário: 13h30
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. Rua Guia Lopes, 4201 - Bairro Canudos
Inscrições - https://forms.gle/q8Hr5LWXCh7jGMHa8