Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Transportar corretamente sangue garante sua qualidade

Publicação:

Coordenadora do Hemocentro, de pé com microfone na mão, fala para participantes do curso, que estão sentados.
Curso sobre transporte de hemocomponentes de sangue - Foto: Neusa Jerusalém SES/RS

A forma correta e segura de transportar bolsas de hemocomponentes sanguíneos é considerada parte fundamental no trato da política de sangue. Está prevista em legislação e deve obedecer às normas de biossegurança. Em razão disto, cerca de 70 pessoas, a maioria motoristas de serviços públicos e privados de todo o Estado, participaram de um curso sobre transporte de hemocomponentes promovido pelo Hemocentro/RS na tarde desta quarta-feira (15).

Sangue é um produto crítico, necessita de alta vigilância, e o transporte de forma correta é parte primordial no processo”, explica Maristela Teixeira, coordenadora do Hemocentro. Ela acrescenta que há bem pouco tempo tem sido feito um trabalho sobre a importância dos motoristas nesta ação. “O hemocomponente tem que chegar com qualidade ao seu destino ou tudo pode se perder na forma de transportar. Por isto a necessidade de treinar estes profissionais.”

Maristela informa que esta foi uma demanda que começou a crescer e o treinamento de hoje é um extra, devido à alta procura. “Quem tem interesse no assunto e quer informação nos procura”, diz. A psicóloga Sandra Bueno, responsável pelo setor de treinamento do Hemocentro, ressalta que o curso também atende às necessidades de hospitais e empresas que querem fazer transportes de hemocomponentes sanguíneos.
Hemocomponentes do sangue são: concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas, plasma fresco congelado, crioprecipitado.

Secretaria da Saúde