SES inicia debate com municípios do litoral norte para ampliação da oferta de serviços de saúde em Torres
Encontro buscou ouvir demandas e estudar expansão da unidade que é referência para a região
Publicação:

Em reunião realizada nesta quinta-feira (24/04), a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, esteve com prefeitos e secretários municipais do litoral norte gaúcho para discutir o futuro do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes de Torres. A instituição é referência para sete municípios da região: Arroio do Sal, Dom Pedro de Alcântara, Mampituba, Morrinhos do Sul, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Torres.
De acordo com a secretária Arita, o plano é compor uma rede resolutiva com especialidades que são carentes na região, potencializando o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes para que possa expandir os serviços. “É um compromisso para ampliarmos a porta de entrada de urgência e emergência, para criarmos ambulatório de especialidades e para termos mais exames e diagnóstico. Com a conjugação de esforços do poder público estadual, com apoio da assembleia e com a mobilização de gestores municipais vamos dar uma nova configuração ao hospital”, afirmou.
A partir da próxima semana, serão realizados encontros periódicos para dar mais agilidade ao processo, visando atender às demandas dos municípios referenciados pela instituição hospitalar. Entre os objetivos estão encontrar conjuntamente soluções para a ampliação dos serviços, discutir a situação financeira do hospital e estudar possibilidades de transformar as portas de entrada de urgência e emergência em uma Unidade Pronto Atendimento (UPA) de Torres.
Presente na reunião, a prefeita de Três Cachoeiras, Fabiana Raupp Valim Leffa, expressou o desejo de chegar a uma resolução: “Nós queremos ajudar o hospital a buscar melhoria dos serviços junto ao governo do estado”, disse.
Para o prefeito de Morrinhos do Sul, Marcos Venicios da Silveira, “o encontro foi importante para que possamos melhorar os serviços na parte norte do litoral norte, principalmente na microrregião que envolve sete municípios, e qualificar o fluxo de atendimento”, declarou o dirigente.