Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

SES promove capacitação para melhorar qualidade de vida de pessoas com HIV

Publicação:

A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), através da Seção de DST/Aids e Hospital Sanatório Partenon (HSP), e o Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde (MS) estão promovendo a capacitação de médicos de referência para aplicação de poliometilmetacrilato - substância utilizada no tratamento da lipoatrofia facial, que é a perda de gordura da face - em pessoas portadoras do vírus HIV/Aids. O encontro, que iniciou nesta quarta-feira (14) e encerra amanhã (15), está sendo realizado no HSP (avenida Bento Gonçalves, 3722), na Capital.

 

Profissionais de Porto Alegre, Gravataí, Guaíba e Novo Hamburgo serão capacitados e farão o implante do produto em 20 pessoas nestes dois dias, no Serviço de Atenção Terapêutica do Sanatório Partenon. Além da ação prática, serão realizadas palestras e discussões sobre o tema. A atividade está sendo coordenada pela equipe do MS.

 

A lipoatrofia facial tem sido observada, nos últimos 6 anos, em portadores de HIV/AIDS em uso de terapia anti-retroviral. O problema tem causado um grande impacto na qualidade de vida destes pacientes, interferindo na adesão à terapia, além de comprometer o status psicossocial do paciente. Conforme a clínica Maria Letícia Rodrigues Ikeda, do Serviço de Atenção Terapêutica do HSP, o implante de poliometilmetacrilato retira o aspecto encovado e resgata o aspecto natural do rosto. Ela afirma que este tratamento é muito importante para devolver a auto-estima de pessoas que, em função dos remédios para o tratamento da doença, tiveram suas faces modificadas com a absorção da gordura facial, desenvolvendo o que já é considerado o novo estigma da Aids.

Secretaria da Saúde