Abertura de emergência no Hospital Universitário de Canoas é avaliada pelos governos estadual e municipal
Foi realizada nesta quarta-feira uma vistoria técnica no local para analisar a possibilidade
Publicação:

Representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES) foram recebidos, nesta quarta-feira (23/04) pela gestão municipal de Canoas, com o objetivo de avaliar a possibilidade do Hospital Universitário (HU), que pertence à Prefeitura, ser uma nova porta de entrada para urgência e emergência. Na cidade, o Hospital de Pronto Socorro passa por obras de recuperação devido à enchente de maio de 2024 e os atendimentos estão sendo realizados no Hospital Nossa Senhora das Graças.
“O HU é um hospital grande, potente, um hospital de alta complexidade com mais de 500 leitos e com uma estrutura física importante, então esse foi um momento de uma avaliação bem preliminar das possibilidades que a gente tem de estrutura física para abertura da porta de entrada”, explica Lisiane Fagundes, diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (Dgae) da SES. Segundo a diretora, as equipes irão agora avaliar tecnicamente as condições do Hospital Universitário e fazer sugestões que sejam as mais adequadas para o atendimento da população de Canoas e da região.
“Os três hospitais de Canoas são fundamentais para o atendimento da população gaúcha, pois impactam no Estado inteiro”, explicou a diretora do Departamento de Regulação Estadual (DRE), Suelen Arduin, que também acompanhou a visita técnica.

Na prefeitura, a equipe da SES foi recebida pelo vice-prefeito Rodrigo Busato e por secretários municipais. “Queremos definir a melhor possibilidade, no menor tempo possível”, reforçou Busato. Na visão do secretário geral de governo de Canoas, João Portella, a Prefeitura e o Estado devem equacionar o melhor entendimento.
“Estamos abertos a entender as demandas e ponderações da SES, para definirmos qual o melhor formato para o Hospital, sem deixar de atender com excelência o que já realizamos na alta complexidade”, explicou a diretora do HU, Raquel Almeida Caetano. O Hospital Universitário de Canoas é referência em alta e média complexidade em diversas especialidades para cerca de 150 municípios gaúchos.
Uma nova reunião deve ser realizada na próxima semana com a avaliação da visita técnica e das possibilidades elencadas pela SES.