Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

SES lembra Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

Publicação:

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, que acontece em 10 de novembro, foi instituído pelo Ministério da Saúde em 1997. A data tem sido adotada por órgãos públicos e sociedades científicas como um momento para esclarecer a população sobre as causas de deficiências auditivas e as formas mais eficazes na sua prevenção. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia, a deficiência auditiva atinge cerca de 5,7 milhões de brasileiros. A principal causa de perda auditiva evitável entre os adultos é a exposição a ruídos e produtos químicos. No Rio Grande do Sul, estimativas indicam que mais de um milhão de pessoas trabalhem todos os dias com exposição a esses agentes lesivos. Entre os principais grupos atingidos estão os trabalhadores da indústria, agricultores, músicos, militares e motoristas.

 

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), atento a esse risco à saúde do trabalhador, vem adotando medidas para que o Sistema Único de Saúde (SUS) aperfeiçoe a sua capacidade de detectar e prevenir a surdez relacionada ao trabalho. O médico otorrinolaringologista, da Divisão da Saúde do Trabalhador, Raul Ibanez, informa que o Cevs está implantando, desde 2005, um sistema informatizado de vigilância epidemiológica . O sistema pretende reunir em um único banco de dados as informações auditivas dos trabalhadores atendidos nos Centros Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador e em outros serviços de audiometria. De acordo com o especialista, o centro também vem sensibilizando os profissionais da rede de atenção básica de saúde relação ao problema.

 

Nesta semana, o Cves está realizando sensibilização em rede, com emails da rede pública e sindicatos. Já a Sociedade Brasileira de Otologia estará intensificando a sua Campanha Nacional da Audição, apresentando o novo material de divulgação que pode ser encontrado no site www.saudeauditiva.org.br .

Secretaria da Saúde