SES entrega selos UBS Amiga do Idoso para municípios da 9ª e da 17ª CRS

A Secretária Arita, junto com uma mulher e um homem, segura um diploma. Junto deles, um grupo de pessoas de pé ou agachado.
WhatsApp Image 2022 11 23 at 16 05 36 (5) - Foto: José Luís Zasso - SES/RS

Em cerimônia realizada no município de Quinze de Novembro na quarta-feira (23/11), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) realizou a entrega do selo UBS Amiga do Idoso para unidades de saúde de 24 municípios da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Cruz Alta, e da 17ª CRS, com sede em Ijuí. Durante a atividade, a secretária Arita Bergmann também assinou um convênio, no valor de R$ 300 mil, com a Associação Hospitalar Rio Branco de Pejuçara para a reforma do telhado e a instalação de placas de energia fotovoltaica.

Destacando o desempenho das coordenadorias no selo UBS Amiga do Idoso e na adesão à Rede Bem Cuidar, a secretária Arita disse estar realizada com o evento de entrega das certificações. “É gratificante encontrar essa energia e saber que os municípios estão junto com a Secretaria da Saúde apostando no envelhecimento saudável da população”.

O prefeito de Quinze de Novembro, Gustavo Peukert Stolte, destacou a continuidade dos programas para que se avance nas políticas públicas de saúde. “É um momento de olhar para toda a nossa caminhada e de celebrar os avanços, fortalecendo uma agenda de cuidado com a saúde e com foco na prevenção”, reforçou o prefeito, anfitrião da atividade. Já o prefeito em exercício de Pejuçara, João Luiz Valando, agradeceu o atendimento e a disponibilidade da SES em atender as demandas municipalistas.

O diretor do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS), da SES, Péricles Nunes, também agradeceu aos municípios que aderiram à Rede Bem Cuidar RS e ao Selo UBS Amiga do Idoso. “Percebemos que as equipes que compraram a nossa proposta já apresentam mudanças para melhor na qualificação dos serviços”, observou. A Rede Bem Cuidar RS integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde (APS), em uma de colaboração entre as gestões estadual e municipal, os trabalhadores da saúde e a população. O objetivo do projeto é incentivar a melhoria dos serviços de APS oferecidos à população gaúcha.

Também participaram da atividade prefeitos, vice-prefeitos, secretários, gestores e servidores dos serviços de saúde de municípios da 9ª e da 17ª CRS, além do diretor executivo do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS), Diego Espíndola.

Selo UBS Amiga do Idoso
O selo é conferido às UBSs que se destacam por desenvolver ações direcionadas à promoção do envelhecimento saudável e instituir percursos nas redes de atenção e proteção às pessoas idosas. Receberam o Selo Bronze as seguintes unidades de saúde:

Cruz Alta – ESF IX Bairro Jardim Primavera Argemiro Gama da Silva
Fortaleza dos Valos – Posto de Saúde Fortaleza dos Valos