Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

SES divulga serviço de referência para a reabilitação visual do SUS/RS

Publicação:

20121004190359banco-de-olhos-foto.jpg
Encontro foi realizado no Hospital Banco de Olhos - Foto: Gabriela Milanezi

O II Encontro de Reabilitação Visual do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Sul, promovido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), foi realizado nesta quinta-feira (04), em Porto Alegre, no Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre (HBO). Participaram do evento entidades envolvidas com pessoas com deficiência visual nas macrorregiões Metropolitana, Serra e Vales.

A reunião teve como finalidade orientar sobre o acesso e divulgar o Centro de Reabilitação Visual do HBO (CRV), serviço que foi habilitado pelo SUS, em setembro de 2010 ,como referência para as três macrorregiões. Desde a sua habilitação ao SUS, o CRV do Hospital Banco de Olhos já prestou cerca de 6,4 mil atendimentos. Mensalmente são ofertadas 120 novas consultas, que ainda não estão sendo preenchidas em sua totalidade.

O Centro de Reabilitação Visual oferece um atendimento especializado em baixa visão e cegueira, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência visual. O trabalho, realizado por uma equipe multiprofissional (saúde e educação) é voltado para a reabilitação , autonomia e resgate da independência do paciente. Entre os programas oferecidos aos usuários do SUS, estão a estimulação precoce, adaptação de recursos ópticos, orientação, mobilidade e atividade da vida diária.

De acordo com os dados do Censo Demográfico de 2010, a deficiência visual foi a que mais incidiu sobre a população, onde 35,7 milhões de pessoas declararam ter dificuldade para enxergar, mesmo com o uso de óculos ou lentes de contato, o que equivale a 18,8% dos brasileiros. No Rio Grande do Sul, a deficiência visual foi apontada por 17,8% da população. Além do Centro de Reabilitação do HBO, existem mais dois serviços habilitados pelo SUS no RS: Hospital São José, no município de Giruá e Associação Louis Braille, em Pelotas.

Secretaria da Saúde