Seminário Sul Brasileiro aborda desenvolvimento das práticas integrativas e complementares em saúde
Publicação:

A Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PEPICS) completa 10 anos em 2023. Em alusão à marca, está sendo realizado entre esta quinta e sexta-feira (dias 28 e 29 de setembro) o I GentePICS, um seminário de que reúne os três estados sul brasileiros.
As PICS englobam tratamentos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como acupuntura, auriculoterapia, yoga e homeopatia. São 29 as modalidades de terapias já reconhecidas pelo Ministério da Saúde, que podem ser ofertadas no SUS nas unidades de saúde da atenção primária e toda a rede de atenção à saúde.
Na cerimônia de abertura do evento, realizado na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a secretária adjunta da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Costa, falou do papel fomentador da pasta. “Esses tratamentos, felizmente, já possuem hoje uma menor resistência e é um desejo da população”, comenta.
Ana Costa também ressaltou a ampliação da política nos últimos no RS. Enquanto em 2019 as práticas estavam disponíveis, pelo SUS, em 204 municípios, hoje elas já estão presentes em 393 cidades gaúchas.
Por parte do Ministério da Saúde, em participação online, o assessor técnico do Departamento de Gestão do Cuidado Integra, Daniel Amado, aproveitou a oportunidade para ressaltar o protagonismo do Rio Grande do Sul na área e parabenizou pela celebração da primeira década de serviços disponíveis à população.
O I GentePICS possui em sua programação para esses dois dias de evento palestras e grupos de trabalho para o debate sobre a atuação profissional em práticas integrativas e complementares. O seminário é preparatório para um congresso nacional (IV CONGREPICS), que acontece novembro em Florianópolis.