Semana da Luta Antimanicomial – Espaços públicos de Porto Alegre serão ocupados com arte e discussão sobre Saúde Mental
Publicação:

De 13 a 18 de maio, intervenções urbanas, atrações teatrais, sessões de cinema e muita discussão sobre o cuidado em liberdade em Saúde Mental tomarão espaços públicos de Porto Alegre e o Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP). São ações da Semana da Luta Antimanicomial, promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) para marcar os 21 anos da Reforma Psiquiátrica no Estado.
Clique aqui para acessar a programação completa.
A coordenadora da Seção de Saúde Mental da SES, Károl Cabral, explica que o objetivo das atividades é dar visibilidade à discussão sobre a forma como a sociedade cuida das pessoas em sofrimento psíquico. “Embora a proposta de substituição do modelo manicomial por uma rede de atendimento já tenha completado 21 anos no RS, ainda é preciso avançar na mudança da cultura e no fortalecimento desta rede”, afirma Károl.
Entre as atrações previstas para a semana estão o grupo teatral italiano Accademia della Follia, composto por “loucos de profissão e atores por vocação”. Formado por usuários do Hospital Psiquiátrico de Trieste, da Itália, o grupo aborda o tema das relações entre pacientes psiquiátricos e promove um debate com artistas, operadores e usuários de saúde mental. O grupo estará presente na atividade de segunda-feira (13), às 10 horas, no Largo Glênio Peres, e apresentará o espetáculo “Azul como a Liberdade”, no encerramento da semana, no sábado (18), no Hospital Psiquiátrico São Pedro.
Durante a semana, o hospital também sediará sessões de cinema, na quarta-feira (15), às 18h. Serão apresentados os filmes brasileiros “Eu conheço o Abel”, dirigido por Rafael Wolski, e “Menos que Nada”, de Carlos Gerbase. Após a exibição, os diretores participam de debate com o público. A programação inclui ainda uma audiência pública sobre a situação da saúde mental a as internações compulsórias, na quarta-feira (15), às 9h40min, na Assembleia Legislativa do Estado.
A equipe da Seção de Saúde Mental da Secretaria Estadual da Saúde (SES) estará presente nas atividades para fomentar tanto o uso dos serviços de saúde mental como a participação das comunidades, famílias e os usuários na formulação e na tomada de decisões sobre as políticas públicas neste âmbito.