Evento na ALRS discute cuidado aos pacientes de AVC, doenças cardiovasculares e trauma
Frente Parlamentar vai discutir apoio à rede de saúde
Publicação:

Com a participação da secretária da Saúde, Arita Bergmann, parlamentares a equipe técnica da Secretaria debateram, nesta quinta-feira (15), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, diretrizes gerais para o cuidado pelo Estado aos pacientes de doenças cerebrovasculares, cardiovasculares e trauma.
O evento reuniu parlamentares, prefeitos, secretários profissionais e técnicos de saúde na discussão sobre estratégias para o atendimento na rede de saúde para o atendimento das três maiores causas de morte no Brasil e no mundo: acidente vascular cerebral (AVC), infarto e trauma.
Foram realizadas simulações de atendimento do serviço de urgência em casos de AVC, Infarto e Trauma. "É importante que os profissionais de Saúde estejam capacitados e o público saiba como identificar os sintomas para agilizar o atendimento", observou Rogério Schneider, chefe do Departamento de Regulação do Samu.
“Quando a gente se junta em um grupo tão expressivo como esse, com tantas instituições, nos dá o ânimo de que vale a pena essa união de esforços de conhecimento técnico para o enfrentamento de duas áreas que merecem por parte do Governo do Estado um olhar prioritário para salvar vidas”, disse Arita Bergmann. “Juntos, daremos vida a esse projeto, transformado em lei, que precisa de operacionalização completa para que a população tenha um atendimento qualificado em todo o Rio Grande do Sul”.
A secretária da Saúde anunciou que atualmente está em tramitação pelo Governo do Estado a contratação dos serviços de tele consultoria na área do trauma, do AVC e da área cardiológica. Arita Bergmann também ressaltou a importância da criação, na Assembleia, da Frente Parlamentar das linhas de cuidado em trauma, acidente vascular cerebral e infarto agudo do miocárdio.