Secretário da Saúde assina convênio com rede hospitalar e entrega bicicletas ao PSF, em Santa Maria
Publicação:
O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e a região passam a contar, a partir de hoje (29), com uma importante rede de apoio para desafogar o atendimento prestado nas ações de média complexidade aos 550 mil habitantes dos 32 municípios que compõem a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Nesse sentido, às 12h de hoje (29), o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, estará no auditório Gulerpe, da UFSM, em Santa Maria, assinando convênios que asseguram o repasse de R$ 200 mil mensais, por parte da SES/RS, aos hospitais que integram a rede SUS. O valor é o mesmo que a Secretaria repassava à Casa de Saúde, da Cooperativa dos Ferroviários.
As instituições que integram a rede de apoio ao HUSM são as seguintes: Hospital Bernardina Salles de Barros, de Júlio de Castilhos; Associação Hospital Agudo, de Agudo; Sociedade Hospital Nossa Senhora da Piedade, de Nova Palma; Hospital Santo Antônio, de São Francisco de Assis; Hospital de Caridade São Francisco, de Restinga Seca, Associação Protetora do Hospital de Caridade Brasilina Terra, de Tupanciretã; Associação Beneficente Hospital Santo Antônio, de São Sepé; Hospital de Caridade de Santiago; Hospital de Caridade São Roque, de Faxinal do Soturno; e Hospital Municipal de São Pedro do Sul. Essa última instituição assinará o documento posteriormente.
As especialidades atendidas por essas casas são: cirurgia geral, cirurgia gineco/obstetra, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, cirurgia urologia, cirurgia otorrino, cirurgia traumato e psiquiatria adulto.
"O objetivo da iniciativa é ampliar, nessas instituições, o atendimento a patologias de menor complexidade, aliviando os encaminhamentos ao HUSM, para que esse cumpra com sua responsabilidade de hospital terciário do Sistema", afirma Aglaé Regina da Silva, diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da SES/RS.
A decisão de compor a referida rede foi deliberada por todos os secretários municipais de Saúde da 4ª CRS e conta com o apoio do secretário estadual Osmar Terra, que afirma: "os pacientes terão um atendimento mais próximo de suas residências, já que o serviço foi redistribuído. A decisão se constitui num importante passo para a regionalização da saúde, desafogando a demanda de patologias menos complexas no Hospital Universitário de Santa Maria."
Bicicletas
Também hoje, na UFSM, o secretário Osmar Terra entregará 40 bicicletas a seis municípios da área rural da 4ª CRS, para serem usadas por agentes do Programa Saúde da Família, conforme segue:
São Pedro do Sul, 13 unidades; Jari, 9; Faxinal do Soturno, 7; Capão do Cipó, 6; Dona Francisca, 4, e Itaara, uma bicicleta.