Secretaria da Saúde faz balanço da segunda fase da campanha Doar é Viver
Publicação:

O resultado da segunda fase da campanha Doar é Viver, realizada de setembro a dezembro de 2021, foi considerado positivo pela direção do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados (DESH), da Secretaria da Saúde (SES).
Conforme a diretora do DESH, Kátia Brodt, foram coletadas mais de cinco mil bolsas de sangue no período. Ela avalia que “mesmo com esse resultado, a campanha continua, sendo ainda necessário que a sociedade continue mobilizada para realizar a doação”.
A coordenadora de captação do DESH, Gesiane Almansa, diz que “a Campanha Doar é Viver foi essencial na mobilização de doadores, ao lado de outros parceiros que muito nos auxiliaram e contribuíram para que chegássemos a este número”.
Segundo ela, foi verificado um sensível aumento no número de candidatos à doação, devido ao fato de a população já estar em grande parte vacinada e retomando a sua rotina habitual. “Mas para obtermos o resultado considerável, que almejamos, precisamos da mobilização de toda sociedade no processo de conscientização sobre a vital importância da doação de sangue regular”.
A campanha Doar é Viver tem o objetivo de mobilizar a população do Rio Grande do Sul para doar sangue, percorrendo todas as regiões do estado e chamando os doadores a fazerem a inscrição no site www.doareviver.com.br a fim de efetivarem a doação. A inscrição no site é gratuita e os doadores podem solicitar o transporte até o hemocentro de sua região para efetivar a doação no momento da inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (051) 99699-1852.
A iniciativa é uma parceria entre a SES/DESH e a empresa Otelio Consultoria.
Para doar sangue basta estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 quilos e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12h antes da doação. Todos os tipos de sangue são necessários.
Lembrando que o atendimento é feito com todo o cuidado e segurança, seguindo os protocolos sanitários na prevenção ao coronavírus e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos sanitários competentes.
Mais informações sobre Doação de Sangue em: Secretaria da Saúde/Doação de Sangue