Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretaria da Saúde e Exército distribuem nova remessa de medicamentos do kit intubação nesta terça-feira (20/4)

Publicação:

Dois homens, de máscara, botam uma caixa de remédios dentro de um caminhão.

A Secretaria da Saúde e o Exército Brasileiro farão a entrega, nesta terça-feira (20/4), de quase 124 mil medicamentos do kit intubação a 62 hospitais, em 47 cidades no Rio Grande do Sul. Os bloqueadores neuromusculares, relaxantes musculares e sedativos são utilizados no procedimento de intubação em pacientes com dificuldades respiratórias, e foram enviados pelo Ministério da Saúde a partir de uma doação da Vale S.A. Os medicamentos chegaram ao Estado no último sábado (17/4) e estão armazenados no 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita, onde estão sendo separados por hospitais. A distribuição será realizada pelo 3º Grupamento Logístico.

O lote é formado por fentanila (1.910 ampolas), propofol (22.620 ampolas), midazolam (77.850 ampolas) e besilato de cisatracúrio (21.450 ampolas), totalizando 123.830 unidades. A quantidade será suficiente para manter os estoques de fentanila de 11 hospitais para até um dia; de propofol de 42 hospitais para até 6 dias; de midazolam de 45 hospitais para até 2 dias; e de cisatracúrio de 32 hospitais para até 7 dias.

O rateio é realizado com base em dados de estoque e consumo informados pelos próprios hospitais, em um levantamento semanal da secretaria. A diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da Secretaria da Saúde (SES), Lisiane Fagundes, explica que são utilizadas as informações mais recentes possíveis nos cálculos que definem quanto cada hospital irá receber.

A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo SUS.

Já foram entregues aos hospitais gaúchos cerca de 470 mil unidades de medicamentos, adquiridos pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado, desde o início da pandemia. A remessa a ser entregue nesta terça-feira será a maior entrega destes medicamentos já realizada pela SES.

O levantamento semanal realizado pela SES busca acompanhar a quantidade dos 22 itens do kit intubação na rede hospitalar. Já foram adquiridos medicamentos no mercado nacional e internacional, tanto pelo Ministério da Saúde quanto pelo Estado do RS.

Imprensa

Repórteres que quiserem acompanhar a saída dos veículos que levarão os medicamentos no 3º Batalhão de Suprimento poderão se cadastrar pelo e-mail comsocial@3gptlog.eb.mil.br, informando nome completo e identidade. A ação ocorre a partir das 7h30, na av. Getúlio Vargas, 180, Zona Rural, Nova Santa Rita.

Veja a lista de hospitais beneficiados com essa remessa.

Secretaria da Saúde