Secretaria da Saúde distribui vacinas da Pfizer nesta quinta-feira (25/11)

A imagem mostra uma mão segurando um frasco da vacina.

A Secretaria da Saúde (SES) distribuirá na quinta-feira (25/11) cerca de 180 mil vacinas contra a covid-19 da fabricante Pfizer às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Aproximadamente 100 mil delas chegaram ao Estado no final da manhã de terça-feira (23/11), e serão destinadas a dar seguimento à vacinação de adolescentes. As demais serão utilizadas para a aplicação da segunda dose de quem recebeu a primeira há oito semanas ou mais, e estavam reservadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.

Nesta quarta-feira (24/11), 817 mil gaúchos estão com o prazo ideal de aplicação da segunda dose da vacina em atraso, ou sem o registro dessa aplicação no Sistema de Informações do Plano Nacional de Imunização. A faixa etária que menos voltou aos postos de saúde para a segunda dose foram os jovens de 20 a 34 anos, que, juntos, representam quase metade da estimativa (397 mil). Estão no período ideal para receber a segunda dose 167 mil pessoas.

O período ideal representa uma janela de uma semana após o intervalo de espera entre as doses indicado para cada uma das vacinas. Após uma semana, é considerado em atraso.

Apesar da cobertura vacinal completa da população adulta do Rio Grande do Sul estar, nesta quarta-feira (24/11), em 85,1%, entre o grupo de adultos jovens de 20 a 24 anos esse índice cai para 66%, de 25 a 29 anos 72%, e entre as pessoas de 30 a 34 anos está em 78%. “Ainda precisamos melhorar os índices de cobertura de forma homogênea entre todas as faixas etárias, e assim, diminuir a circulação do vírus”, explica a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

Ela destacou, ainda, que apenas uma aplicação das vacinas AstraZeneca, Coronavac e Pfizer, – que requerem segunda dose – além de oferecer uma resposta imune menor, a durabilidade da resposta também é menor. “A eficácia da vacina apontada por estudos clínicos só pode ser atingida com o esquema vacinal completo, ou seja, com as duas doses.” Entre as vacinas aplicadas no Brasil, até o momento, apenas a fabricante Janssen é aplicada em dose única.

Em relação à dose de reforço, são 766 mil gaúchos que já poderiam ter buscado a vacina, entre profissionais de saúde, idosos e imunossuprimidos, e 96 mil que estão na semana ideal para recebê-la.

Veja os gráficos:

A imagem mostra gráficos e dados numéricos sobre a vacinação.
24 11 2ª dose
A imagem mostra gráficos e dados numéricos sobre a vacinação.
24 11 reforço

Distribuição

As seguintes CRSs buscarão as doses na Ceadi, em Porto Alegre, na manhã de quinta-feira (25/11):

- 1ª CRS (Porto Alegre)
- 6ª CRS (Passo Fundo)
- 7ª CRS (Bagé), levará também a carga da 3ª (Pelotas)
- 10ª (Alegrete)
- 14ª (Santa Rosa), levará também as cargas das 9ª (Cruz Alta), 12ª (Santo Ângelo) e 17ª (Ijuí)
- 18ª (Osório)
- Secretaria Municipal de Porto Alegrete

Vão retirar as doses em data alternativa:
- 2ª CRS (Frederico Westphalen), na sexta-feira (26/11)
- 13ª CRS (Santa Cruz do Sul), na segunda-feira (29/11)

Para as demais CRSs, – 4ª (Santa Maria), 5ª (Caxias do Sul), 8ª (Cachoeira do Sul), 11ª (Erechim), 15ª (Palmeira das Missões) e 16ª (Lajeado) – as doses serão levadas por veículos da Secretaria da Saúde (SES), com saída de Porto Alegre na manhã de quinta-feira (25/11).