Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Secretaria da Saúde atenta a casos de Covid nos hospitais São Pedro e Itapuã

Publicação:

A Secretaria da Saúde (SES/RS) informa que, após serem aplicados 65 testes RT-PCR em pacientes do Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), foram contabilizados 32 pacientes contaminados por Covid- 19. Todos são moradores de residenciais terapêuticos. Deste total, 22 foram assintomáticos. Seis estão internados na Enfermaria Clínica do Hospital e quatro estão sendo encaminhados para hospitais de referência Covid.

A Instituição também decidiu afastar nove servidores que testaram positivo para a doença. Outros nove servidores com suspeita de contaminação também foram afastados e aguardam resultado dos testes RT-PCR, conforme protocolo. Dois moradores estão internados em hospitais de Porto Alegre. Uma paciente de 78 anos veio a óbito. Ela era moradora dos residenciais terapêuticos.
No HPSP, pacientes com Covid- 19 ficam isolados. Todos os pacientes que chegam para internação são testados e permanecem 72 horas na triagem para serem avaliados clinicamente. Eles são acompanhados até o encaminhamento às respectivas unidades.

Durante a semana passada todos os moradores e funcionários foram testados. Ao todo, foram aplicados 160 testes rápidos em servidores e 10 em pacientes. Apenas um paciente positivo e nenhum servidor. Também foram aplicados 13 testes RT-PCR em servidores, todos assintomáticos ou com sintomas leves. Quatro servidores já retornaram ao trabalho e nove ainda permanecem afastados.

Os residenciais ficam no mesmo terreno do Hospital. Porém, em unidades totalmente separadas da área hospitalar, sem nenhum tipo de proximidade ou comunicação estrutural.

O hospital dispõe de termômetro infravermelho e todos os funcionários assinaram termo de recebimento dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que são distribuídos conforme as necessidades de cada setor. Não há falta de equipamentos. Há testes rápidos de anticorpo e RT-PCR disponíveis no hospital, realizados seguindo protocolos da instituição.
A área de internação hospitalar se mantém sem casos de Covid-19. Por precaução, as visitas estão suspensas desde 31 de março.

Hospital Colônia Itapuã
Em 18 de junho, o Hospital Colônia Itapuã (HCI) registrou o primeiro caso de paciente com sintomas da Covid-19, provavelmente transmitido por um servidor assintomático. Todos os servidores e pacientes foram submetidos a teste RT-PCR, sendo identificados 15 infectados, dos quais quatro já estão recuperados. Sete permaneceram assintomáticos e estáveis e outros quatro apresentaram sintomas leves da doença. Dos oito servidores que testaram positivos, quatro já estão recuperados e quatro seguem em isolamento domiciliar.

Outros quatro pacientes homens tiveram de ser internados no Hospital Vila Nova, em Porto Alegre, onde acabaram falecendo, com idades de 68, 78, 81 e 84 anos. Foram tomadas todas as medidas de prevenção, de acordo com o Plano de Contigenciamento do Hospital. A instituição dispõe de EPIs para todos os funcionários e pacientes, bem como disponibiliza testes rápidos de anticorpo e RT-PCR, seguindo os protocolos.

Secretaria da Saúde