Saúde e UFRGS firmam novo convênio para a realização de diagnóstico da Covid-19

Secretária Arita e dois homens conversam. Os três estão sentados atrás de uma mesa e de máscara.
SES e Cosems trabalham em conjunto pela ampliação da testagem diagnóstica da Covd-19 - Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES

A Secretaria da Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira (16) um novo convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para a realização de 30 mil exames RT-PCR, de biologia molecular, para o diagnóstico da Covid-19. Atualmente, a capacidade da Universidade é de rodar até 500 testes por dia. O acordo prevê, ainda, o valor R$ 3,6 milhões em recursos para a aquisição de insumos.

Desde abril, a instituição é parceira da SES na realização destes testes, que são feitos também pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), e outras universidades gaúchas.

O convênio teve apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). Para o vice-presidente do Cosems, Maicon Lemos, os novos testes rodados na UFRGS garantirão a agilização no tempo de resposta dos testes nas pessoas que mais precisam, ou seja, quem está em situação mais grave da doença.

Em reunião na tarde desta quarta-feira (16), entre a diretoria da SES e do Cosems, também foi anunciado o início da terceira etapa do projeto Testar RS. A partir da próxima semana, deverão entrar em funcionamento as centrais regionais de triagem dos exames RT-PCR que são enviadas para fora do Estado para serem rodados. As centrais serão instalados nos municípios de Santa Maria, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Erechim. São enviados para laboratórios do Rio de Janeiro ou São Paulo os exames de pacientes com sintomas mais leves da Covid-19, que possuem menos urgência de retorno.

Outros assuntos tratados com o Cosems, na ocasião, incluíram a regionalização dos serviços de saúde para pacientes oncológicos, para diminuir a necessidade de deslocamentos para o tratamento de câncer, e, ainda, um projeto da SES com a Secretaria da Fazenda para otimizar os recursos dos bloqueios judiciais de medicamentos.