Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Santa Maria sedia a partir desta desta terça o X Seminário Internacional da Primeira Infância

Publicação:

20131119164055pim-s.jpg
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.pim.saude.rs.gov.br - Foto: Divulgação

A Semana Estadual do Bebê, evento da agenda oficial do Governo do Estado desde abril de 2003, terá início nesta terça-feira (19), às 18h, até o dia 21, com o X Seminário Internacional da Primeira Infância, além do III Encontro Estadual de Visitadores Domiciliares e III Fórum Estadual de Saúde da Mulher, que ocorre no Salão Nobre do Park Hotel Morotin em Santa Maria 

O evento tem o objetivo de mobilizar a sociedade rio-grandense para a importância da atenção nos primeiros anos de vida, proporcionando às gestantes e crianças, juntamente com suas famílias, atividades lúdicas, artísticas e culturais, bem como informações e serviços na área do desenvolvimento infantil e da saúde. A edição deste ano terá como tema "A Criança no Território: Um compromisso de todos", tendo como principais promotores a Secretaria Estadual da Saúde do RS e a Prefeitura Municipal de Santa Maria. 

Na oportunidade, palestrantes nacionais e internacionais - considerados referência no assunto - abordarão questões como investimento, pesquisas e experiências exitosas na área. Serão painéis, rodas de conversa, mostra de produção local e espaços interativos e de debates voltados ao tema. São esperados mais de 1,6 mil participantes.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.pim.saude.rs.gov.br, onde a programação está disponível. No local serão aceitas doações de brinquedos e livros infantis. A promoção é do Governo do Estado do RS e Prefeitura Municipal de Santa Maria, com o apoio do Gabinete da Primeira Dama, Unesco e Comitê Estadual para o Desenvolvimento Integral da Primeira Infância (CEDIPI). 

O evento abrange o eixo da transversalidade ao unir as secretarias estaduais da Educação, Cultura, Políticas para as Mulheres, Justiça e Direitos Humanos, e conta com o controle social através do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

É um instrumento de formação, aprimoramento e troca de experiências para visitadores do PIM, agentes comunitários de saúde, monitores da Pastoral da Criança, profissionais de Estratégia de Saúde da Família, profissionais de Equipes Tradicionais de Atenção Básica, vigilantes sanitários, agentes sociais, educadores, redutores de danos e acompanhantes terapêuticos, entre outros. São convidados também profissionais e estudantes das áreas biológicas, humanas e sociais.

Secretaria da Saúde