Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Santa Casa de São Lourenço inaugura leitos de saúde mental para crianças e adolescentes

Publicação:

A imagem mostra uma placa com os dizeres "Saúde Mental" e "Ala Infantojuvenil de Psiquiatria". O desenho mostra uma família estilizada dentro de uma casa em que a entrada é em forma de coração.
A ala infanto-juvenil foi implantada com apoio de recursos do programa Assistir - Foto: Divulgação/ SES

Com a presença da secretária da Saúde, Arita Bergmann, a Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul inaugurou nesta sexta-feira (4) a unidade de referência infanto-juvenil de saúde mental. Voltado para crianças de zero a 17 anos, o espaço, implantado com apoio do programa Assistir, do Governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, conta com oito leitos, além do posto de enfermagem e sala de recreação.

O hospital é referência na Macrorregião Sul do Estado para o atendimento de crianças e adolescentes com transtorno mental, comportamental ou com necessidades de saúde ligadas ao uso de álcool, crack e outras drogas. Na nova unidade, o atendimento será multidisciplinar, contando com profissionais de psiquiatria, psicologia, assistência social, enfermagem e acompanhamento terapêutico.

Também serão oferecidas atividades como oficinas e atividades de recreação. O serviço foi beneficiado com o apoio de R$ 60 mil mensais do Assistir. E a unidade foi montada com a ajuda de empresas locais.

A Secretária Arita discursa segurando o microfone dentro de um corredor da Santa Casa.
A secretária da Saúde destacou a importância do município na rede de apoio psicossocial - Foto: Divulgação/ SES

“O município de São Lourenço é referência na RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) estadual, com diferentes pontos de atenção direta à saúde, e na formação profissional qualificada para o SUS e com essa unidade completa os elos da rede”, lembrou a secretária Arita Bergmann.

Ela ressaltou ainda o suporte técnico oferecido pela unidade aos demais hospitais da região no cuidado da saúde mental de crianças e adolescentes, que inclui interconsultas e discussões de casos para orientação técnica, além da adequação de manejo clínico e medicamentoso.

São Lourenço foi município pioneiro na implantação de atendimento de saúde mental fora do atendimento hospitalar em 1988. A Santa Casa de São Lourenço é o segundo hospital do Estado a abrir leitos de saúde mental, junto com o município de Santa Rosa. Até 2021, os leitos de saúde mental ficavam concentrados em Porto Alegre, desde então o Governo do Estado ampliou a rede hospitalar na área de saúde mental.

Também participaram do evento o diretor da Santa Casa de São Lourenço, provedor Herbert Buss, e o coordenador de saúde mental do municípios, Flávio Resmini.

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Secretaria da Saúde