Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Samu recebe medalha da Assembleia Legislativa em homenagem aos 20 anos de atuação no Rio Grande do Sul

Publicação:

-
Secretaria Arita participou da solenidade em homenagem aos 20 anos do Samu no RS - Foto: Alina Souza - SES/RS

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu a medalha da 56ª Legislatura, em homenagem aos 20 de atuação no Rio Grande do Sul. A honraria concedida pelo parlamento gaúcho foi entregue em uma solenidade realizada nesta quarta-feira (06/11) na Assembleia Legislativa, onde também foram homenageados servidores da Central de Regulação da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e municípios bases, além de premiados os vencedores da Olimpíada do Samu, realizada em setembro.  

Confira galeria de fotos da solenidade

É um dia de celebração de uma história construída por muitos e essa homenagem que recebemos hoje, por parte da Assembleia Legislativa, gostaríamos de dedicar a todas as bases do Samu no Estado”, ressaltou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergman. A secretária também destacou a parceria com os gestores municipais e lembrou que o Governo do Estado coloca R$ 69 milhões anuais como custeio para a manutenção das equipes em todo o Rio Grande do Sul.  

“Ao longo dessas duas décadas, o Samu estadual construiu um legado de responsabilidade, respeito e ação heroica, sendo essencial na saúde pública”, reforçou a diretora do Departamento de Regulação Estadual, da SES, Suelen Arduim. Desde a Operação Verão de 2004/2005, quando o Samu/RS iniciou as atividades no Estado, o serviço já recebeu mais de 24 milhões de ligações, uma média de 2,4 mil ligações por dia.  

Atualmente, há 164 bases do Samu no Rio Grande do Sul, sendo 140 bases do Samu/RS, outras 23 das regionais de Pelotas, Caxias do Sul e Bagé e uma base do município de Porto Alegre. A cobertura no Estado, incluindo a regulação de Porto Alegre e as regionais, abrange 91% dos municípios e 94% da população gaúcha. 

A solenidade teve a participação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito, edos deputados Neri, o Carteiro, que preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente do parlamento, e Issur Koch, coordenador da Frente Parlamentar em apoio aos profissionais do Samu. “É uma homenagem da Assembleia para quem trabalha 24 horas pela saúde dos gaúchos, pessoas que enfrentam dificuldades e que necessitam desta célere e essencial ajuda”, destacou o presidente Adolfo Brito.  

Homenageados 

Também foram entregues durante o evento certificados homenageando funcionários da Central Estadual do Samu, um de cada área: a médica reguladora Priscila Furlanetto Vieiro; a rádio-operadora Roberta Franzen Patacho; a telefonista auxiliar de regulação médica Fernanda Gularte da Silva; o enfermeiro regulador Leandro Vieira Cunha; o supervisor Alex Fabiano Cardozo da Silva; e servidora Zilda Schmechel, do setor administrativo. 

O evento contou ainda com a entrega de certificados para as bases há mais tempo em operação no RS sob regulação da SES: Canoas, Novo Hamburgo e Guaíba. Além disso, foram certificadas para as equipes destaques no critério Tempo-Resposta: Bento Gonçalves, Carazinho, Novo Hamburgo, Três de Maio, Rodeio Bonito e São Luiz Gonzaga.  

Durante a solenidade aconteceu a entrega das premiações da Olímpiada do Samu, sendo vencedores os seguintes municípios:  

Unidade de Suporte Avançado (USA)  

1º lugar município de Bento Gonçalves   

2º lugar município de Caxias do Sul   

3º lugar município de Porto Alegre   

 

Unidade de Suporte Básico (USB)  

1º lugar município de Ijuí   

2º lugar município de Vacaria   

3º lugar município de Caxias do Sul  

Secretaria da Saúde