Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Técnicos discutem em Porto Alegre a auditoria do SUS em encontro estadual

Evento reuniu 335 participantes, 150 presencialmente e os demais em formato virtual

Publicação:

Arita Bergmann fala diante dos demais participantes da mesa de abertura
Arita Bergmann destacou que a Auditoria do SUS no Estado é referência - Foto: Alina Souza/ SES

Com a proposta de promover a integração e a aproximação entre os componentes municipal, estadual e federal, técnicos que fazem parte da auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) se reuniram nesta terça-feira (05/11), em Porto Alegre, no primeiro Encontro do Sistema Estadual de Auditoria do Sistema Estadual de Auditoria do SUS.  

 A auditoria é um dos instrumentos de controle interno do SUS, analisando o resultado e as ações dos serviços públicos de saúde e orientando a gestão para a qualidade de atenção oferecida à população. Tem papel importante no controle dos recursos públicos, colaborando para a transparência e aperfeiçoamento da gestão pública. 

O evento, realizado no Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), reuniu 150 pessoas no auditório, além de 185 online. Ao participar da abertura, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou o papel da auditoria do SUS para uma saúde de qualidade.  

 “É o primeiro encontro que a gente faz com essa potência e com esse tamanho, principalmente com a representatividade que temos aqui”, disse. “Temos uma auditoria que serve de referência, com um trabalho sério e de resultado. O dinheiro público tem que se reverter em entregas para o cidadão. A auditoria deve estar integrada em todas as áreas para um resultado positivo nesse trabalho”.  

Além da secretária, a mesa de abertura contou com a participação do diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS do Ministério da Saúde, Alexandre Alves Rodrigues; da diretora do ICBS, Ilma Brum da Silva; do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), Cacildo Delabary; e da presidente do Conselho Estadual de Saúde, Inara Ruas.  

Um dos benefícios do encontro, segundo Cacildo Delabary, é a possibilidade de instituir as auditorias nos municípios, principalmente os de menor porte. “Se o Estado proporciona esse espaço, o fortalecimento do SUS será muito melhor”. 

No primeiro dia, as discussões envolveram os caminhos convergentes para uma auditoria colaborativa, a cooperação interfederativa e a experiência da auditoria do Rio Grande do Sul, além de um histórico da auditoria do SUS no Brasil. Nesta quarta-feira, segundo dia, será discutido o planejamento das auditorias e as perspectivas do Sistema Estadual de Auditoria, entre outros temas.   

Para o diretor do Departamento de Auditoria do SUS da Secretaria da Saúde, Bruno Naundorf, o encontro é uma oportunidade para discutir ideias e compartilhar mudanças que podem fazer diferença para o Sistema Único de Saúde. “Esse evento faz parte de um projeto para fortalecer o sistema estadual de autoria”, destacou. “Que a gente possa qualificar os serviços já existentes e ajudar na criação de outros para um fortalecimento efetivo do sistema de saúde”. 

Secretaria da Saúde