RS inicia ação para elaboração da Relação Estadual de Medicamentos

16 pessoas que integram a comissão estão em pé sorrindo na sala de reuniões
Comissão é formada por representantes de diversos conselhos profissionais - Foto: Neusa Jerusalém

Para dar início à elaboração da Relação de Medicamentos Essenciais (Reme), foi realizada, nesta segunda-feira, (27), a primeira reunião da Comissão de Farmácia e Terapêutica da Secretaria da Saúde (SES), no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.

Trata-se de uma iniciativa pioneira no Rio Grande do Sul.“Serão analisados e avaliados os elencos de medicamentos básicos, especiais, especializados e fórmulas nutricionais a serem dispensados no Estado”, informa o coordenador de Política de Assistência Farmacêutica, Roberto Schneiders. Segundo ele, a partir deste primeiro encontro, a comissão que foi instituída pela portaria 766/19, com caráter consultivo e de assessoramento, começa a análise de mais de 600 itens.

O documento tem previsão de lançamento em 2021 e vai apresentar uma lista de medicamentos e fórmulas nutricionais do Estado, nos mesmos moldes da relação nacional (Rename). “Faremos uma avaliação tecnológica que leve em conta a eficácia, a segurança e os impactos orçamentários no SUS”, afirma

A revisão dos componentes será baseada na linha de cuidado de cada doença. Roberto Schneiders cita como exemplos a hiperplasia prostática, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, além de algumas alergias, como agravos serão analisados a partir do estudo da linha de cuidado.

Comissão

A Comissão é formada, por representantes de diversos departamentos da SES, Conselho Estadual de Saúde, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), Conselho Regional de Farmácia (CRF/RS), Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RS), Conselho Regional de Odontologia (Cro/RS), Conselho Regional de Nutricionistas (CRN/RS) e Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers).

Por Neusa Jerusalém