"RS Contra Aedes" é um dos vencedores do Prêmio Top Cidadania
Publicação:

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) é um dos vencedores do Prêmio Top Cidadania 2016 da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), na Categoria Organização, com o case “RS Contra Aedes”. Realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, a campanha desenvolveu ações de conscientização para o combate ao zika vírus e a epidemia de microcefalia no Estado. A solenidade de entrega da premiação será na próxima terça-feira (27), às 20h, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
Lançada em dezembro de 2015 e desenvolvida nas principais cidades gaúchas, a iniciativa exigiu a montagem de Plano Estratégico e Tático, em frentes múltiplas de ação. Entre elas, uma sequência de ações corpo-a-corpo informativas, motivacionais e de transformação social, realizadas junto à população para combate ao contágio do Zika Vírus, considerado um dos vírus mais nocivos à saúde presentes no Brasil nos últimos anos. “O SIMERS tem compromisso com a categoria médica, porque ao dar melhores condições de trabalho, garante um melhor atendimento à população e assegura a todos o direito à saúde de qualidade”, salienta o presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes.
Durante o período, foram distribuídos 3,5 milhões de flyers informativos em 46 municípios do Estado, além da veiculação de campanha de conscientização na mídia. Em Porto Alegre, 141 postos da rede municipal de saúde receberam os materiais de comunicação. Foram implementadas diversas ações informativas, tais como: teatro nas colônias de férias das escolas públicas do Estado, com distribuição de cartilha ilustrada sobre o assunto com linguagem lúdica voltada ao público infantil, blitz nos pedágios da Concepa e no Aeroporto Salgado Filho nos dias que antecederam o carnaval de 2016.
Para reforçar as informações sobre a epidemia junto a categoria médica do Estado, o SIMERS trouxe de Recife para palestrar a neuropediatra Vanessa Van Der Liden, umas das especialistas que identificou a correlação entre o Zika e a microcefalia. Além disso, foi distribuída para os médicos uma cartilha com informações detalhadas para orientação da população na prevenção da epidemia.
A participação de colaboradores-voluntários do SIMERS na Sala de Monitoramento RS Contra Aedes, criada pela Secretaria Estadual da Saúde, foi definitiva na rápida tomada de decisões, juntamente com representantes do Ministério da Saúde, Ministério Público do Estado, UFRGS e demais entidades envolvidas na campanha.
Para assegurar o sucesso da iniciativa, o engajamento de funcionários do SIMERS e a construção de parcerias com empresas e instituições da sociedade em todas as regiões do Estado foram decisivos. Entre as ações que asseguraram o resultado da campanha, destaque para a participação dos veículos de comunicação, que divulgaram um vídeo informativo sobre o Zika Virus, assim como a doação de papel feita pela Celulose Riograndense, destinado à impressão do material da campanha, assim como a parceria com Panvel e Zaffari para a distribuição dos panfletos à população, entre outras. A adesão do corpo diretivo do SIMERS foi essencial na elaboração e execução de todas as fases da campanha, tanto na Capital com no interior do Estado.
É a segunda vez que o SIMERS conquista o Prêmio Top Cidadania ABRH. A primeira vitória ocorreu com o Trote Solidário, em 2013, iniciativa de solidariedade que reúne estudantes de medicina para doação de sangue e arrecadação de alimentos.
Texto: Comunicação SIMERS