Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Público de 600 pessoas percorreu exposição de animais peçonhentos do CIT em Gramado

Publicação:

As três expositoras estão atrás dos balções. Um grupo de crianças está a frente. No fundo do ambiente, tem alguns adultos. Todas as pessoas estão de pé.
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora Pompeia, do Interior de Gramado, localidade de Serra Grande - Foto: Divulgação Fepps

Mais de 600 pessoas percorreram o estande do Centro de Informações Toxicológicas do Rio Grande do Sul (CIT) da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS) na 25ª Festa da Colônia de Gramado para conferir a exposição de animais peçonhentos. A exposição aconteceu nesta quarta-feira, dia 29 de abril, das 10h às 16h, na ExpoGramado. Além dos visitantes da feira, escolas de rede municipal e estadual de ensino estiveram presentes.

Na oportunidade, também foi ministrada para área médica e demais servidores da saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Gramado palestra sobre Acidentes com Animais Peçonhentos com a bióloga Kátia Moura e a médica veterinária Maria da Graça Marques. Ambas profissionais da equipe do CIT/FEPPS. Comparecerem profissionais da área de saúde do Hospital de Gramado, de canela e a equipe do Samu.

O objetivo foi trabalhar a prevenção dos casos de acidentes tóxicos com animais peçonhentos, cujos registros do Plantão de Urgência 24h do CIT/FEPPS apresentaram crescimento no primeiro semestre deste ano em relação ao ano passado. "O trabalhador do campo é o profissional mais exposto ao contato com esses animais, portanto é o nosso foco quando pensamos em prevenção. A Expointer é outra feiras que participamos para encontrar este público-alvo", afirmou a bióloga Kátia Moura.

Na data, os visitantes da feira tiveram a oportunidade de conhecer de perto exemplares de jararaca, cruzeira, cascavel, jararaca pintada, coral verdadeira e coral falsa. Além das serpentes, as aranhas armadeira, marrom, escorpiões e outros animais peçonhentos.

 

 

 

Janis Loureiro

Assessoria de Comunicação Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde 

 

Secretaria da Saúde