Publicação aborda adaptações do PIM a partir ações de monitoramento e avaliação

Da Teoria à Mudança: Adaptações do Primeira Infância Melhor a partir de ações de Monitoramento e Avaliação.

A capacidade de adaptação diante de novas circunstâncias pelo Programa Primeira Infância Melhor (PIM), da Secretaria Estadual da Saúde (SES), foi tema de uma publicação elaborada pelo Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e o Brasil. Com o título “Da Teoria à Mudança”, o material mostra como a construção da Teoria da Mudança foi fundamental para enfrentar os desafios durante a pandemia de covid-19.

A Teoria da Mudança é um instrumento que auxilia no processo de explicitar as conexões entre as ações implementadas e os impactos esperados, fornecendo um roteiro para a implementar e avaliar a política pública. Seus componentes incluem a identificação dos resultados, a definição de estratégias de intervenção, a mobilização de recursos, a articulação com parceiros e a avaliação contínua dos processos.

Conforme apresenta a publicação, a importância de se construir uma Teoria da Mudança para o PIM está na necessidade de compreender e comunicar de forma clara como as atividades e intervenções do programa contribuem para a melhoria de seus resultados almejados: o fortalecimento da parentalidade positiva, do desenvolvimento infantil e do acesso à rede de serviços.

O Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e o Brasil (FGV EESP CLEAR) é um dos seis centros regionais que compõem a Iniciativa CLEAR, uma ação global de diversas entidades e países que visa o aperfeiçoamento de políticas e programas através do fortalecimento de capacidades e sistemas de Monitoramento e Avaliação.

A publicação está disponível no site da iniciativa CLEAR no Brasil (fgvclear.org/biblioteca).