Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Teleoncoped possibilita início de tratamento de câncer infantil apenas cinco dias após consulta

Parceria da SES e Instituto do Câncer Infantil ampliou possibilidade de identificação e de tratamento

Publicação:

Card Saúde

No início de dezembro de 2022, a mãe de um menino de 5 meses, morador de Camaquã, soube numa consulta do projeto Teleoncoped da possibilidade do filho ser diagnosticado com neuroblastoma (um tipo de câncer que se desenvolve no sistema nervoso ou nas glândulas adrenais). Um dia depois, com base nos exames, a criança foi encaminhada com urgência ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A doença acabou confirmada e o tratamento foi iniciado apenas cinco dias após a consulta por telefone. 

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, nesta terça-feira (8), o caso demonstra como o projeto, realizado em parceria entre a  Secretaria da Saúde e o Instituto do Câncer Infantil (ICI), tem melhorado sensivelmente no Estado o diagnóstico precoce e a qualidade do tratamento do câncer infanto juvenil, a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes no Brasil, afetando mais de 9 mil pacientes por ano.

Desde a implementação, a iniciativa fortalece a rede assistencial de oncologia pediátrica, oferecendo teleconsultorias para as equipes, capacitação profissional e um ambulatório especializado para triagem e encaminhamento ágil de casos suspeitos. De 2022 a 2024, foram realizadas 114 consultas presenciais e 76 por telemedicina. Dos 58 pacientes encaminhados para avaliação, 42 tiveram a doença confirmada.  Em 2023, o Estado renovou a parceria com o Instituto no projeto. 

Os atendimentos são realizados pelo telefone (0800 511-2121 - ligação gratuita) e via  plataforma do Teleoncoped pela equipe especializada do Instituto do Câncer Infantil, que orienta a melhor conduta conforme protocolo e fluxo de encaminhamento. As ligações podem ser feitas tanto por profissionais de saúde como por pais e responsáveis.

O serviço atende o estado inteiro, fornecendo suporte para o diagnóstico precoce de casos de câncer de 0 a 19 anos de idade. O objetivo é auxiliar médicos e outros profissionais da saúde no atendimento de casos suspeitos. Ao ligar para o teleatendimento, o profissional recebe orientações de uma equipe especializada do Instituto do Câncer Infantil, podendo tirar dúvidas e realizar os encaminhamentos necessários para o diagnóstico completo de câncer infantil.  

"O Instituto do Câncer Infantil é uma instituição que orgulha o Rio Grande do Sul pela excelência do trabalho assistencial, do trabalho de matriciamento e do trabalho de apoio aos serviços no interior do Estado para acelerar e agilizar o diagnóstico precoce do câncer infantil", diz a secretária da Saúde, Arita Bergmann. "O Teleoncoped já fez centenas de atendimentos, já fez diagnósticos e certamente salvou muitas vidas".

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Secretaria da Saúde