Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Primeira Infância Melhor acompanha execução do programa nos municípios

Publicação:

Técnicos do Programa Primeira Infância Melhor, coordenado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), visitam durante toda esta semana, de 20 a 24 de outubro, os municípios de Carazinho, Campina das Missões, Três Palmeiras, Horizontina, Palmitinho, Sapucaia do Sul e Canguçu para acompanhar a capacitação dos visitadores domiciliares. Cada município contará com um visitador que será responsável pela orientação de 25 famílias quanto aos cuidados com o desenvolvimento infantil.

"A figura dos visitadores é fundamental no programa, porque são eles quem levarão as orientações às famílias sobre os cuidados para o desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos de idade, foco do Primeira Infância Melhor", explica Leila Almeida, gerente executiva do programa. O Grupo Técnico Municipal (GTM), formado pelas Secretarias Municipais da Saúde, Educação, Cultura e do Trabalho, Cidadania e Assistência Social coordenam a implementação no programa no município. Cabe a eles, a formação e a elaboração do suporte técnico, a seleção dos monitores e visitadores e das 25 primeiras famílias em vulnerabilidade social a serem atendidas pelo programa.

Além do suporte técnico com a preparação de 62 municípios gaúchos para a execução da proposta, a SES repassa às Prefeituras um salário mínimo/mês por visitador contratado. As áreas beneficiadas devem conter maior número de famílias cadastradas nos Programas Bolsa-Alimentação e Família Cidadã, menor número de crianças assistidas em escolas infantis, maior taxa de mortalidade infantil e maior vulnerabilidade social. Até o final de 2003, a meta é atender a 30 mil famílias, chegando a 100 mil em 2006.

A proposta do Primeira Infância Melhor é acompanhar o bebê, desde a gestação até os primeiros anos de vida especialmente até os três anos, fase em que as pesquisas apontam como o ápice do desenvolvimento das capacidades da criança. O foco central do programa é o desenvolvimento físico e emocional, preservando e estimulando potencialidades intelectuais e afetivas. O programa foi inspirado na experiência cubana do "Educa a Tu Hijo" e conta com a assessoria das especialistas que implementaram o programa em Cuba e em outros países latino-americanos. O gerenciamento do programa em nível estadual é feito pelo Grupo Técnico Estadual (GTE), constituído pelas Secretarias Estaduais da Saúde, Educação, Cultura, do Trabalho, Cidadania e Assistência Social com o apoio do Gabinete da Primeira-Dama.
Secretaria da Saúde