Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Pacientes do São Pedro utilizam reciclagem como terapia

Publicação:

Na manhã desta segunda-feira (5/12), no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), o psicólogo e coordenador técnico da Associação dos Trabalhadores da Unidade de Triagem do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Alexandre Baptista, realizou a palestra Reciclar é Ajudar para os servidores da Secretaria Estadual da Saúde. Outras instituições também são parceiras no projeto, como o Banrisul, Procergs e Polícia Rodoviária Federal, entre outras.

O projeto, que existe há cinco anos, busca engajar um número maior de servidores e visa recolher todo o material já utilizado que seria descartado pela SES. A reciclagem é uma forma de geração de renda e qualidade de vida para os usuários e moradores do hospital e pessoas da comunidade da Vila São Pedro, vizinha à instituição. Podem ser aproveitados papéis de todo o tipo (jornais, revistas, papel branco, colorido, papelão), vidros não quebrados, plásticos, alumínio, radiografias antigas e cartuchos de impressoras.

Além de conscientizar os servidores sobre a importância da reciclagem e ajudar os pacientes e a comunidade, o projeto proporciona trabalho e terapia ocupacional, diminuindo os episódios de desorganização mental. O paciente que trabalha passa acreditar em si mesmo, explica o psicólogo. O trabalho representa uma nova forma de atendimento preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que aponta para a criação de formas efetivas de inclusão social do paciente psiquiátrico.

Outros projetos de inclusão social que funcionam como atividades terapêuticas do Hospital São Pedro são o Serviço de Reabilitação Social (costura e crochê, estofaria, horta comunitária, salão de beleza e lavagem de carro) e a Oficina de Criatividade (pintura, escultura de argila, bordado, papel machê, tapeçaria de recortes e cartões).
Secretaria da Saúde