Ouvidoria do SUS-SES/RS completa 10 anos com mais de 125 mil atendimentos desde sua criação
Publicação:
A Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) completou, neste março de 2022, 10 anos de funcionamento no Rio Grade do Sul com a marca de mais de 125 mil atendimentos realizados, uma média de mais de 12,5 mil por ano.
Sugestões, solicitações, reclamações, elogios e denúncias, assim como informações relativas à saúde pública são a tônica das solicitações realizadas pela população gaúcha, por ligações telefônicas, pelo conhecido 0800 6450644, pelo WhatsApp: (51) 98405-4165 e também por mensagens eletrônicas pelo e-mail ouvidoria-sus@saude.rs.gov.br
Contando com 11 funcionários, entre servidores do estado, residentes e estagiários e vinculada à Secretaria da Saúde (SES), o setor ocupa um espaço no andar o térreo do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, junto com a Ouvidoria Geral do Estado e demais ouvidorias setoriais: educação, segurança pública, justiça e direitos humanos, planejamento, gestão e governança.
De acordo com o diretor de Gestão e Planejamento da SES, Cristian Guimarães, durante a pandemia, entre 2020 e 2021 foram realizados mais de 60 mil atendimentos no RS, sendo que a taxa de resposta foi bastante alta. “A ouvidoria foi importante para disseminação de informação e orientação aos usuários, o que demonstra a importância desse canal de comunicação com o cidadão para o SUS”.
A coordenadora da Ouvidoria do SUS-SES/RS, Amanda Ciarlo Ramos, afirma que prazo de resposta é de 30 dias, prorrogáveis por mais 30 dias se necessário, conforme lei federal 13460/2017. Segunda ela, “a Ouvidoria é um canal de comunicação entre a sociedade e os gestores do SUS, no qual os cidadãos podem se manifestar, apresentar contribuições e sugestões para a melhoria dos serviços de saúde”.
De acordo com Amanda, o processo de implantação da ouvidoria teve início ainda em 2011, com uma parceria com o Departamento de Ouvidoria Geral do SUS e Sistema Nacional de Ouvidoria que se efetivou a compra de equipamentos, mobiliários, e capacitação para a estruturação da Ouvidoria do SUS. “Mas o início das atividades ocorreram mesmo em 2012”, reafirma a coordenadora. Em maio 2012 foram capacitados 50 servidores da Secretaria Estadual de Saúde que compõem a Rede da Ouvidoria, para utilização do Sistema OuvidorSUS, possibilitando maior agilidade nas respostas ao cidadão.
Contatos:
Endereço:Av. Borges de Medeiros, 1501 - Térreo - Bairro Praia de Belas - Porto Alegre/RS.
Horário de Atendimento das 8h30 às 18h
Telefone Ouvidoria SES/RS: 0800 6450 644
WhatsApp: (51) 98405-4165
E-mail: ouvidoria-sus@saude.rs.gov.br
Ouvidorias Regionais do SUS
Ouvidoria da SES/RS sede 2ª CRS - Frederico Westphalen: (55) 3744-2244 / 3744-2266
Ouvidoria da SES/RS sede 3ª CRS - Pelotas: (53) 3273-2536
Ouvidoria da SES/RS sede 4ª CRS - Santa Maria: (55)3217-1888 - Ramal 123
Ouvidoria da SES/RS sede 5ª CRS - Caxias do Sul: (54) 3221-2222 / 3221-2934
Ouvidoria da SES/RS sede 6ª CRS - Passo Fundo: (54) 3313-8069 / 3311-2555 / 3311-8560
Ouvidoria da SES/RS sede 7ª CRS - Bagé: (53) 3242-8572 / 3242-7681
Ouvidoria da SES/RS sede 8ª CRS - Cachoeira do Sul: (51) 3722-2255 / 3722-6334
Ouvidoria da SES/RS sede 9ª CRS - Cruz Alta: (55) 3322-5050 / 99620-8325
Ouvidoria da SES/RS sede 10ª CRS - Alegrete: (55) 3422-0387 / 3422-4801 / 3421-3009
Ouvidoria da SES/RS sede 11ª CRS – Erechim: (54) 3522-1113 / 3522-1968
Ouvidoria da SES/RS sede 12ª CRS - Santo Ângelo: (55) 3312-1440 / 3312-2271
Ouvidoria da SES/RS sede 13ª CRS - Santa Cruz do Sul: (51) 3711-7364 / 3713-1011
Ouvidoria da SES/RS sede 14ª CRS - Santa Rosa: (55) 3512-5277 / 3512-8862
Ouvidoria da SES/RS sede 15ª CRS - Palmeira das Missões: (55) 3742-4136 / 3742-1480
Ouvidoria da SES/RS sede 16ª CRS - Lajeado: (51) 3714-1470 / 3714-1355
Ouvidoria da SES/RS sede 17ª CRS - Ijuí: (55) 3331-1579 / 3332-8615 / 3331-2900
Ouvidoria da SES/RS sede 18ª CRS - Osório: (51) 3663-2933