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Ouvidoria do SUS completa 10 anos de regulamentação no Rio Grande do Sul

Já foram mais de 200 mil atendimentos realizados pelo espaço de comunicação entre o cidadão e os gestores do SUS

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Cerca de 70% dos atendimentos da Ouvidoria Estadual do SUS são feitos pelo 0800 6450 644 - Foto: Alina Souza - SES/RS

A Ouvidoria do SUS no Rio Grande do Sul completou, neste 13 de novembro, 10 anos do decreto estadual que a regulamentou. Neste período são mais de 200 mil atendimentos realizados pelo serviço que é um espaço de cidadania e de comunicação entre o cidadão e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para marcar o aniversário de uma década, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) está promovendo nesta semana o Encontro Gaúcho de Redes de Ouvidorias do SUS. O evento foi aberto nesta quarta-feira (13/11) no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) e a programação segue até quinta-feira (14/11).

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Secretária Arita Bergmann participou do Encontro Gaúcho de Redes de Ouvidorias do SUS - Foto: Alina Souza - SES/RS

Com mais de 200 presentes de todas as regiões do Estado, o encontro é direcionado aos gestores da área da saúde, estudantes, residentes, ouvidores estaduais, interlocutores internos da ouvidoria, ouvidores municipais e ouvidores hospitalares, e tem como objetivo compartilhar conhecimentos sobre a trajetória, diretrizes e perspectivas da Ouvidoria Estadual do SUS, além de realizar um diagnóstico e análise da rede. “A Ouvidoria é um espaço de respeito às pessoas, que valoriza a voz cidadão e que fortalece o SUS”, ressaltou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, durante a mesa de abertura do encontro.

A ouvidora-geral do Estado do Rio Grande do Sul, Viviane Migliavacca, parabenizou a atuação da Ouvidoria Estadual do SUS. “A Ouvidora-Geral, assim como a Ouvidoria do SUS, funcionam no mesmo espaço no térreo do Caff, por isso percebo no dia a dia a dedicação e a seriedade do trabalho desenvolvido no atendimento aos cidadãos”, reconheceu a ouvidora-geral.

“A Ouvidoria tem um importante papel de transparência ativa, sempre respeitando e fortalecendo as diretrizes e os princípios do SUS”, destacou a representante da Ouvidoria-Geral do SUS, do Ministério da Saúde, Micaella Soares Araújo. Também participaram da mesa de abertura a presidente do Conselho Estadual da Saúde, Inara Ruas e o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS, Cacildo Dalabary.

Ouvidoria do SUS do RS já realizou mais de 200 mil atendimentos

A Ouvidoria do SUS é um instrumento voltado para garantir que as manifestações e contribuições da população subsidiem as ações dos gestores na avaliação e melhoria da qualidade dos serviços de saúde, permitindo a construção de uma sociedade mais informada e participativa.

Através dela, a pessoa pode registrar suas sugestões, solicitações, reclamações, elogios e denúncias, assim como solicitar informações relativas à saúde. O prazo de respostas das manifestações é de até 30 dias, podendo ser prorrogado, de forma justificada, uma única vez, por igual período.

Além do nível central, a ouvidoria conta com 18 ouvidorias regionais, uma em cada coordenadoria regional de saúde e com uma rede de ouvidores e interlocutores internos aos departamentos.

Nova marca

Durante o encontro, a Ouvidoria Estadual do SUS lançou uma nova marca, que será usada em materiais de divulgação e documentos. “A nossa marca foi modernizada e incluímos o cidadão no centro da imagem”, explicou a ouvidora estadual do SUS, Luiza Plentz.

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Ouvidora Luiza Plentz apresentou nova marca - Foto: Alina Souza - SES/RS

Kits Ouvidoria

Durante o encontro foi realizada a entrega simbólica dos kits de ouvidoria que beneficiarão 38 ouvidorias municipais no Rio Grande do Sul. Os kits são compostos por monitor, computador, telefone, fones de ouvido com microfone e cadeira executiva. Os kits estão sendo adquiridos através de parte de um recurso de R$ 1,4 milhão do Ministério da Saúde para custeio e investimento nas ouvidorias do SUS no Rio Grande do Sul. Os critérios de destinação para os municípios contemplados foram definidos em resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), constituída por representes da SES e das secretárias municipais de saúde.

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38 municípios gaúchos receberão kits de Ouvidoria - Foto: Alina Souza - SES/RS

Foram contemplados os municípios de Alvorada, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Candelária, Canoas, Caxias do Sul, Ciríaco, Cruz Alta, Espumoso, Gravataí, Ijuí, Jacutinga, Montenegro, Novo Hamburgo, Pelotas, Porto Alegre, Quaraí, Rio dos Índios, Rio Grande, Rosário do Sul, Sananduva, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Gabriel, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, São Sepé, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Teutônia, Três Arroios, Três Coroas, Uruguaiana, Venâncio Aires, Vera Cruz e Vitória das Missões.

Canais de atendimento

Telefone Ouvidoria SES/RS: 0800 6450 644

WhatsApp: (51) 98405-4165

E-mail: ouvidoria-sus@saude.rs.gov.br

Presencial: Av. Borges de Medeiros, n° 1.501, Térreo, Ala Norte.

Funcionamento: Segunda-feira à Sexta-feira, das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:30.

Formulários de atendimentos e mais informações em: saude.rs.gov.br/ouvidoria

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10 ANOS DE REGULAMENTAÇÃO DA OUVIDORIA DO SUS NO ESTADO | SAÚDE RS

A Ouvidoria do SUS no Rio Grande do Sul completou, neste 13 de novembro, 10 anos do decreto estadual que a regulamentou. Neste período são mais de 200 mil atendimentos realizados pelo serviço que é um espaço de cidadania e de comunicação entre o cidadão e os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). Crédito: Secretaria Estadual de Saúde do RS

Confira a galeria de fotos Encontro Gaúcho de Redes de Ouvidorias do SUS

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