Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Oficina de Criatividade abre exposição “Sonhar é preciso”

Evento sublinha importância do espaço dentro do Hospital Psiquiátrico São Pedro

Publicação:

Uma mulher negra fala ao microfone. Ela tem cabelos escuros e cacheados na altura dos ombros, veste um casaco cinza e uma calça jeans azul. Está acompanhada de outras duas mulheres, brancas, que ouvem ela falar. O ambiente tem cadeiras e pessoas sentadas. Um muro de tijolos brancos está trás com alguns cartazes e quadros expostos. Uma faixa com a frase "sonhar é preciso" em letras azuis também compõe o cenário. O chão é de pedra na cor cinza.
Exposição está aberta para visitação até 26 de junho - Foto: Mariana Ribeiro/SES

Promovida pela Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, a abertura da exposição “Sonhar é preciso” ocorreu nesta quinta-feira (22/05), com evento aberto ao público. Com cerca de 70 trabalhos desenvolvidos pelos frequentadores do espaço, a mostra teve como inspiração legados da psiquiatra Nise da Silveira. 

A exposição reúne a produção artística realizada na oficina, em diferentes linguagens como desenhos, pinturas, esculturas e escritos. Os trabalhos revelam a potência criativa e os imaginários materializados de cada pessoa no seu fazer manual. Mais de 40 pessoas compõem a autoria da exposição, sendo a grande maioria os frequentadores atuais da oficina, mas também artistas que integram o acervo do Museu Estadual Oficina de Criatividade (MEOC-HPSP), voluntários e estagiários. 

A coordenadora da Oficina de Criatividade, Tatiane Patrícia Souza da Silva, relatou o orgulho de ver os trabalhos expostos e a casa cheia. “Este é um lugar pensado para a arte e para o cuidado. É uma emoção muito grande! Gostaria de aproveitar para agradecer à toda equipe, pois sem essas pessoas o trabalho não seria possível”, declarou. 

A museóloga responsável pela exposição, Camisa Casarotto, destacou que uma exposição não se faz sozinha e muito menos da noite para o dia. “Estamos aqui para mostrar a grandiosidade da Oficina, em um ambiente que permite a livre expressão para mostrar o que vem de dentro”, pontuou. 

A diretora dos Hospitais Próprios do Estado, Letícia Ikeda, também prestigiou a abertura da mostra e falou da honra de fazer parte desta história. Acredito que o que mais traduz a oficina é ser um lugar para todos nas suas diversidades”, comentou. 

Oficina de Criatividade 

A Oficina de Criatividade foi criada em 1990, inspirada no trabalho da psiquiatra Nise da Silveira, que baseou sua terapêutica na arte, na livre expressão e no afeto. O projeto existe desde então e segue dando continuidade aos processos artísticos dos frequentadores antigos e recentes da instituição. A equipe curatorial da exposição que abre hoje é composta por Camila Casarotto, Klara Albarenque, Tatiane Patrícia da Silva, Telma Alice Carvalho, Dênia Fernandez e Patrícia Gomes.   

Ao final das falas de abertura, integrantes do projeto participaram de uma apresentação musical e cantaram a música “Sonho Meu”, de Dona Ivone Lara, artista que também tem uma trajetória como enfermeira na equipe da médica psiquiatra Nise da Silveira, no Hospital Psiquiátrico Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro 

A exposição “Sonhar é preciso” está localizada na sede da Oficina de Criatividade, dentro do Hospital Psiquiátrico São Pedro (Av. Bento Gonçalves, 2460) e está aberta para visitação até 26 de junho, mediante agendamento pelo e-mail: hpspoficinadecriatividade@gmail.com 

 

Por Mariana Ribeiro/SES
Secretaria da Saúde