Nova página de Medicamentos facilita buscas para usuários do SUS e profissionais

A imagem mostra a página da Farmácia Digital RS no site da Secretaria.
A plataforma Farmácia Digital traz informações sobre o acesso a medicamentos - Foto: Reprodução/ SES

Já está no ar no site da Secretaria de Saúde (SES) a nova versão da página de medicamentos relacionada à Assistência Farmacêutica. A principal novidade envolve os serviços na plataforma Farmácia Digital RS, onde é possível consultar, solicitar e renovar medicamentos pela internet sem necessidade de que o usuário se desloque até uma Farmácia de Medicamentos Especiais no município onde mora.

Outra facilidade é direcionada aos profissionais, com orientações sobre os medicamentos disponibilizados no SUS e como informar os usuários sobre o acesso. Além disso, são encontradas legislações e regulamentações sobre os medicamentos disponibilizados no SUS e orientações atualizadas sobre as principais modificações decorrentes da Covid-19.

“Essa inovação inclui todas as informações necessárias sobre a Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) e o acesso aos medicamentos padronizados da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename)”, explicou o coordenador do Departamento da Assistência Farmacêutica (Deaf), Rodrigo Prado da Costa.

Com a nova versão, segundo ele, os usuários do SUS podem localizar de forma mais fácil os passos necessários para solicitação de medicamentos de responsabilidade estadual, com a lista completa de medicamentos disponibilizados e os documentos para solicitação.

Confira estes e outros serviços da Assistência Farmacêutica

Campanha Farmácia vai à Escola – Visa desenvolver atividades educativas em ambientes escolares sobre o uso racional ou apropriado de medicamentos e descarte correto, contribuindo para a conscientização sobre o tema e formando multiplicadores.

Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) da SES/RS – Instância multiprofissional, consultiva, educativa, de natureza técnico-científica, de assessoramento e recomendação para atualização da lista de medicamentos e fórmulas nutricionais sob responsabilidade do Estado.

Programa Cuidar+ – Engloba ações e serviços para o fomento à implementação do cuidado farmacêutico no Estado para que o cuidado seja ofertado em rede, integrado e com foco no usuário.

Programa Farmácia Cuidar+ – O objetivo é ampliar, qualificar e promover os serviços farmacêuticos nas Farmácias de Medicamentos Especiais (FME) nos municípios gaúchos.

Política Intersetorial de Plantas Medicinais e Fitoterápicos – As políticas de PMF não se restringem à introdução das plantas medicinais nos programas de saúde e de assistência farmacêutica, que contam com a experiência de muitos programas municipais de fitoterapia. Sua formulação incentiva e reforça políticas ambientais, políticas voltadas para a agricultura familiar, a agroecologia, a preservação de saberes tradicionais e a geração de emprego e renda.