Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

NÃO HÁ EVIDÊNCIAS DE INFLUENZA A (H1N1) NA MORTE DO NORTE-AMERICANO EM MONTENEGRO

Publicação:

 

 

           De acordo com os exames preliminares, não há evidências de que a causa mortis do cidadão norte-americano em Montenegro tenha sido o vírus da Influenza A (H1N1). O quadro clínico e a coleta de material, indicam que a morte se deu em decorrência de um problema bacteriano. A revelação foi feita hoje (27 de junho) pelo secretario estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, durante coletiva à imprensa:

            - Esta pessoa veio dos Estados Unidos, esteve por dois dias em Curitiba, veio para Porto Alegre onde ficou por mais dois dias, começou a sentir dor de cabeça e febre baixa e ele se automedicou. O quadro agravou-se quando foi para a Montenegro, a serviço. - contou o secretário.

            Internado num hospital local, a febre aumentou, diarréia - comum nos casos de gripe - e seu quadro evoluiu rapidamente para extrema gravidade e coma:

            - Foram feitos todos os exames necessários, como aspiração naso-faringeo e tecido dos pulmões. Tudo indica um problema bacteriano e não viral, o que descartaria a Influenza A (H1N1) - concluiu Osmar Terra.

            Os exames deverão ficar prontos no domingo (28 de junho).

           

Secretaria da Saúde