Mais dois hospitais do Estado aderem ao Mais Acesso a Especialistas e ampliam serviços oferecidos
Em Santa Maria e São Lourenço do Sul serão mais duas mil consultas e exames especializados por ano
Publicação:

Foram realizadas nesta segunda-feira (17/02) as assinaturas de mais dois contratos de hospitais que aderiram ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE). Os termos foram firmados com o Hospital Universitário de Santa Maria e a Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul. Com esses, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) chega a 61 entidades com contratos assinados, que ampliam em mais de 86 mil a disponibilidade de consultas, exames e outros procedimentos diagnósticos e terapêuticos, reduzindo filas e tempos de espera.
O programa representa, ao todo, uma ampliação de 283,5 mil atendimentos anuais oferecidos no Estado, ao serem contabilizadas as outras assinaturas já realizadas neste ano, as que ainda serão realizadas e as que são feitas diretamente entre os estabelecimentos e as secretarias municipais de saúde.
Os recursos para a realização dos serviços pelo programa são oriundos do Ministério da Saúde. O PMAE instituiu um novo modelo de financiamento da atenção ambulatorial especializada, por meio da Oferta de Cuidados Integrados (OCIs), termo que engloba o conjunto de procedimentos a serem realizados pelo paciente no cuidado de uma doença ou agravo específico.
“O PMAE trouxe a necessidade de mudança desse modelo e forma atenção ao usuário, possibilitando que a pessoa tenha da consulta ao exame de diagnóstico em até 60 dias”, afirmou a secretária Arita Bergmann.
No Rio Grande do Sul, foram definidas cinco especialidades a serem ampliadas: cardiologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia e oncologia, essa última nas subespecialidades de ginecologia, gastrologia, proctologia e urologia.
Assinaturas realizadas nesta segunda-feira (17/02) e números de OCIs ofertadas por especialidade (por ano):
- Hospital Universitário de Santa Maria
Cardiologia – 360
Ortopedia – 360
Otorrinolaringologia – 360
Oftalmologia - 360 - Santa Casa de Misericórdia de São Lourenço do Sul
Ortopedia – 360
Otorrinolaringologia – 360
Por parte do HUSM, o superintendente Humberto Moreira Palma ressaltou a importância em aumentar a qualidade e acesso aos serviços. “Com isso estamos fortalecendo a equidade, um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)”, frisou. A agenda, realizada de forma presencial e online, contou ainda com a presença da vice-prefeita de Santa Maria, Lúcia Madruga.
Em nome da Santa Casa de São Lourenço do Sul, o presidente Cristiano Kruger Altenburg falou em orgulho da responsabilidade em aderir ao programa e poder ofertar mais serviços à população. “Sabemos que isso é uma necessidade e isso é muito importante para nós, como referência que somos para a região”, afirmou. De forma online, acompanhou também a reunião o prefeito de São Lourenço do Sul, Zekmute Marten.
Adesões no RS
Cabe à SES a assinatura com os hospitais localizados em cidades onde a gestão do financiamento de recursos federais não seja municipalizada (sem gestão plena). Nos demais municípios, os hospitais que aderirem ao programa fazem a assinatura diretamente com as secretarias municipais de saúde.
Das 283,5 mil OCIs que o programa federal prevê, já foram feitas a adesões com hospitais para a disponibilidade de 177,8 mil delas, que já foram ou estão para serem assinados os contratos.
Com a SES, já são 61 hospitais assinados, com as ofertas anuais das seguintes consultas e exames (por especialidade):
- Cardiologia - 5.304
- Oftalmologia - 38.136
- Oncologia (Gastrologia) - 2.400
- Oncologia (Ginecologia) - 9.408
- Oncologia (Proctologia) - 2.160
- Oncologia (Urologia) - 6.060
- Ortopedia - 14.820
- Otorrinolaringologia - 7.704
- Total Geral - 85.992