Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Maio Vermelho reúne profissionais de odontologia em eventos sobre prevenção ao câncer bucal

Publicação:

Atendimento em Saúde Bucal aparece o braço de uma dentista com as mãos com luvas examinando um paciente

Dentro da programação do Maio Vermelho, mês de conscientização e prevenção ao câncer bucal, que tem a data de 31 de maio o como o Dia Estadual de Combate ao Câncer de Boca e Dia Mundial sem Tabaco, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) participa e apoia eventos destinados à mobilização e à capacitação dos profissionais de odontologia de municípios gaúchos. A campanha também é um marco para que a população fique atenta a sinais de lesões na cavidade bucal e aos fatores de risco.  

Em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Gravataí e o TelessaúdeRS – UFRGS, a SES realiza um evento em alusão ao Maio Vermelho no dia 5 de maio, às 14h, destinado a cirurgiões-dentistas, auxiliares em saúde bucal e técnicos em saúde bucal da Atenção Primária a Saúde (APS) da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde. O encontro será na Câmara Municipal de Gravataí (Av. José Loureiro da Silva, 2597- Centro – Gravataí/RS).  

Durante o evento Serão apresentados os seguintes conteúdos:   

  • Atuação do dentista na APS: como o TeleRS pode ajudar?
    Palestrante: Ingrid da Silva Santos (Teleconsultora em Odontologia no Telessaúde RS-UFRGS)
     

  • Câncer Bucal: papel do dentista do diagnóstico ao tratamento
    Palestrante: Matheus Piardi Claudy, Estomatologista e Coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas – CEO de Gravataí 
     

O evento contará com certificação posterior da Escola de Saúde Pública (ESP/RS).  

 
Eventos em abril 

Em abril foram realizados eventos em Porto Alegre e Bento Gonçalves. No dia 12, profissionais de saúde bucal participaram do evento Diagnóstico de Lesões Brancas e Úlceras Bucais, no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa, promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, com a participação da SES.  

No dia 20 de abril, na Casa de Artes de Bento Gonçalves, foi realizado o evento Manifestações Bucais de Doenças e Condições Sistêmicas, com o objetivo de atualizar os profissionais de odontologia sobre manifestações orais relacionadas a diferentes doenças.  


Incidência de casos novos 

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam a ocorrência de 15 mil novos casos de câncer de boca no Brasil em 2023, sendo 580 no Rio Grande do Sul. A doença ainda apresenta alta taxa de mortalidade, apesar de o exame para identificar lesões suspeitas ser simples, podendo ser feito por profissional qualificado, de forma rotineira. 
 

Fatores de risco para os cânceres de lábio e cavidade oral 
 
– Principal causa é o tabagismo, em segundo lugar o consumo de álcool; 
– Sexo e Idade: acomete principalmente homens brancos acima de 40 anos; 
– A exposição à radiação solar: a exposição frequente dos lábios à radiação solar; 
– Imunossupressão: indivíduos HIV positivos ou que fazem o uso de imunossupressores possuem maior risco de desenvolver câncer de lábio e cavidade oral; 
– HPV: infecção pelo HPV 

 

Secretaria da Saúde