Jornada de saúde na PGE discute o atendimento e judicialização do TEA
Publicação:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) será tema da Jornada “Transtorno do Espectro Autista: Rede, Atendimento SUS e Judicialização”, promovida nesta quinta-feira, a partir das 15h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Distúrbio do neurodesenvolvimento, o TEA afeta uma a cada 36 crianças americanas, segundo relatório publicado em março pelo Centro para Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. No Brasil, mantida a mesma proporção, seriam quase 6 milhões de portadores. Os números reforçam a necessidade de políticas para diagnóstico e suporte a pessoas com TEA e suas famílias.
O evento, promovido pela PGE, Escola Superior de Advocacia do Estado e Governo do Estado, é voltado a profissionais de saúde e de Justiça. A atividade contará com a presença da secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, e de Fernanda Mielke, chefe da Divisão de Políticas Transversais do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps) e coordenadora do programa TEAcolhe, além do procurador da PGE, Gustavo Lavorato.
A mesa de abertura terá a presença do procurador Lourenço Orlandini, coordenador da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos da PGE, e do diretor da Escola Superior de Advocacia do Estado, Ernesto Toniolo. Os debates poderão ser acompanhados com participação presencial ou online, através do portal de ensino à distância da entidade. As inscrições podem ser feitas no auditório da PGE (Avenida Borges de Medeiros, 155) ou através do link ead.pge.rs.gov.br/course/view.php?id=963.