Hospital Regional de Santa Maria terá mais 20 leitos clínicos para tratamento da Covid-19
Publicação:

Hospital referência na região central do Estado, o Regional de Santa Maria passará a contar, em junho, com mais 20 leitos clínicos de retaguarda para atendimento de pacientes com Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi tomada, durante uma reunião, nesta semana, com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, secretária adjunta, Aglaé Regina da Silva e prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobon.
A estrutura do Regional de Santa Maria, hoje é formada por 38 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI/Covid /Adulto) e por 40 leitos clínicos. Com os novos 20 que serão inaugurados, a estrutura passa a um total de 98 leitos destinados à Covid-19.
Conforme a secretária Aglaé, todas as medidas para a entrada em funcionamento desses leitos estão sendo providenciadas, como contratação de recursos humanos para a formação de equipes e aquisição de camas, entre outras. “A nossa previsão é que até 8 de junho essas vagas estejam prontas para receber os pacientes com coronavírus, pois a taxa de ocupação dos atuais 40 leitos clínicos da instituição é sempre muito elevada, chegando a 95%”, destacou.
A secretária Arita Bergmann afirmou que o hospital Regional já está qualificado e preparado para atender Covid-19. “Esses novos leitos clínicos irão potencializar ainda mais o atendimento na instituição", afirmou, acrescentando que essas novas vagas darão um fôlego para a rede hospitalar da macrorregião centro-oeste. Na última semana, a macrorregião centro-oeste foi classificada pelo Comitê de Crise em situação de Alerta pelo Sistema 3A do governo do Estado, instituído, recentemente, para monitorar os indicadores da pandemia de coronavírus no RS.