Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Hospital de São Francisco de Assis quer ser referência regional em otorrino

Publicação:

Várias pessoas sentadas, entre elas a secretária Arita, em volta de uma mesa.

Os gestores municipais e do Hospital Santo Antônio, em São Francisco de Assis, estiveram nesta quinta-feira (31), na Secretaria da Saúde, em Porto Alegre. O objetivo foi propor que instituição se torne referência em otorrinolaringologia para municípios da região do centro-oeste, para consultas e cirurgias de baixa complexidade. O Santo Antônio é um hospital filantrópico, referência regional para saúde mental no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Possui 60 leitos, entre eles 14 de saúde mental.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, recomendou que seja pactuado em Comissão Intergestores Regionais (CIR) para definir se há demanda suficiente e quais municípios têm interesse em ser atendidos pelo serviço.

Arita frisou que neste ano a Secretaria da Saúde não dispõe de recursos para novos investimentos, mas propôs a realização de um estudo para realocar repasses de outros hospitais que tenham deixado de prestar algum serviço ou não estejam alcançando as metas contratualizadas com o Governo do Estado.

A secretária da Saúde de São Francisco de Assis, Githania Carvalho Severo, e a diretora administrativa do Hospital Santo Antônio, Lidiane de Carvalho Spat, elogiaram a atual gestão da Secretaria da Saúde: “Estamos nos sentindo seguros como gestão municipal, pois estamos recebendo os repasses estaduais em dia”, falou Githania. A diretora Lidiane completou: “Estamos conseguindo pagar os salários sem atrasos. É bom saber que no fim do mês teremos os recursos necessários para administrar o hospital.”

Secretaria da Saúde