Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Hospital de Passo Fundo é o primeiro a receber medicamentos da nova remessa do kit intubação

Publicação:

Uma profissional de saúde, um militar e mais três homens, de pé e de máscara estão num depósito cheia de caixas e prateleiras.
Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, recebeu os medicamentos do kit intubação ainda na sexta-feira (26/03) - Foto: Divulgação/SES

Os medicamentos do chamado kit intubação, encaminhados pelo Ministério da Saúde, chegaram em Porto Alegre por volta do meio-dia desta sexta-feira (26/03) e já estão no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. “Graças a nossa parceria com o Exército Brasileiro, conseguimos agilizar a entrega desses remédios para hoje mesmo. Precisamos correr contra o tempo para garantir conforto aos pacientes intubados”, falou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Outros 50 hospitais gaúchos devem receber, nos próximos dias, um lote de Atracúrio, Cisatracúrio e Midazolam, no auxílio das instituições com níveis críticos de bloqueadores neuromusculares e sedativos.

A responsabilidade pela compra desses medicamentos é dos hospitais, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A SES realiza um levantamento semanal com os hospitais gaúchos do estoque dos 22 medicamentos para a intubação de pacientes com dificuldades repiratórias. A ação visa ao acompanhamento da quantidade de cada um na rede hospitalar pública, que já sofreu com escassez em julho do ano passado, em decorrência da pandemia de Covid-19.

Neste mês de março, já foram entregues a hospitais de todas as regiões do Estado cerca de 130 mil frascos de medicamentos com essa finalidade.

Veja a lista de hospitais beneficiados com esta remessa.

Secretaria da Saúde