Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Saúde

Início do conteúdo

Hemorgs tem agenda aberta para doadores até sexta-feira desta semana

O serviço não tem mais horários disponíveis para coleta de sangue no sábado, 30/11

Publicação:

Um braço de mulher que está sentada com blusa vermelha e com aparelho nas veias fazendo coleta de sangue
Hemorgs fica localizado na Avenida Bento Gonçalves, em Porto Alegre - Foto: Alina Souza ACS/SES

O Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) convida os doadores a irem ao serviço doar sangue de forma espontânea, nesta semana, entre quarta, quinta e sexta-feira (27/11, 28/11 e 29/11), porque a agenda de sábado já está completa.

Conforme a chefe da Divisão de Hemoterapia do Hemorgs, Aline Gularte, “agradecemos imensamente aos doadores pela mobilização em realizar o agendamento para o dia 30 e colaborar com a manutenção dos estoques de sangue, completando a agenda para este dia e em virtude disso, não teremos como atender a procura espontânea neste sábado, mas solicitamos que os doadores interessados em realizar a doação venham ao serviço nos próximos dias da semana, garantindo estoques seguros já para o final de semana”.

Para promover a doação de sangue pela população, a sede do Hemorgs, em Porto Alegre, tem realizado coletas aos sábados. “A abertura nos finais de semana flexibiliza os horários de atendimento para receber doadores que não podem ir aos locais nos dias úteis, um sábado por mês abrimos o Hemorgs, nos outros sábados coletamos no interior", afirma Aline Gularte. Mas a procura pelo agendamento foi grande, lotando todas as vagas disponíveis para coleta no serviço neste dia 30.

O Hemorgs fica localizado na avenida Bento Gonçalves, 3.722, bairro Partenon, em Porto Alegre. 

Critérios e adesão

Para poder doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, apresentar documento oficial de identidade com foto, ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável legal), pesar no mínimo 50 quilos (com desconto de vestimentas). Outros impeditivos temporários ou definitivos podem ser consultados em saude.rs.gov.br/doacao-de-sangue.
De acordo com o Ministério da Saúde, 1,8% da população gaúcha doou sangue em 2022, o que representa 18 pessoas a cada mil habitantes e um total de 213 mil de doações. O percentual está dentro da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que 1% a 3% da população deve ser doadora. No entanto, se faz necessário de forma continuada reforçar a importância em aumentar o número de doadores para manter os estoques regulares e sem risco de desabastecimento.


Sangue e doações

O sangue é um tecido vivo e para preservar as características importantes para o receptor, precisa ser utilizado em determinado espaço de tempo. Para plaquetas, por exemplo, o tempo para uso (ou validade) é de cinco dias e para hemácias, 35 dias.
Ele transporta nutrientes essenciais, oxigênio, hormônios e diversas outras substâncias para todos os tecidos e órgãos do corpo. Algumas situações clínicas podem necessitar de tratamentos com componentes do sangue para manutenção da vida ou recuperação da saúde e não há substituto sintético para o sangue. A matéria prima para a produção dos componentes do sangue para as transfusões depende diretamente das doações realizadas pela população.

Mais informações em Saúde e Você

Secretaria da Saúde