Hemocentro solicita doações de sangue tipo O ou com fator RH negativo
Publicação:
O Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs), localizado em Porto Alegre, solicita para a próxima semana, doações de sangue preferencialmente do tipo O (positivo ou negativo) ou dos tipos negativos de A, B e AB. Para isso, o local pede que os voluntários façam, a partir de segunda-feira (13/05), o agendamento pelo WhatsApp no número (51) 98405-4260. O local não abrirá para doações neste sábado, voltando a atividade na segunda.
A mobilização durante toda a semana no local foi massiva, representando cerca do dobro da procura normal. Na média, foram cerca de 140 doações por dia. Com isso foi possível garantir bons estoques para alguns grupos sanguíneos. Porém, é necessário ainda reforçar estoque de outros. Essa seleção visa a atender as necessidades de transfusão do Estado e evitar desperdícios.
Neste momento, o Hemorgs possui um estoque seguro para os tipos A+, B+ e AB+. O grupo O+ e O- são os mais requisitados, por isso a demanda é maior. Os demais que possuem fator RH negativo (A-, B- e AB-) são menos comuns na população por questões genéticas, por isso possuem sempre estoques no banco em menor volume.
O agendamento acontece neste momento extraordinariamente pelo WhatsApp no número (51) 98405-4260 em razão do Hemorgs usar um sistema online hospedado no Data Center do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs), que foi afetado pela enchente em Porto Alegre. Assim como no presencial, o agendamento pelo aplicativo de mensagens só estará aberto segunda-feira, pois não haverá atendimento durante o final de semana.
Com a ampla procura recebida nos últimos dias, o Hemorgs já fechou a agenda para doações até a quarta-feira (15/05). Contudo, caso o voluntário seja de um grupo sanguíneo desses mais requisitados, a equipe tentará o encaixe a partir de segunda-feira, o que será informado diretamente pelo WhatsApp. Havendo uma alta procura, pode ser que a pessoa não consiga ser respondida de imediato ou no mesmo dia, porém a equipe informa que ficará com o contato da pessoa para uma futura ocasião.
A necessidade de doações é constante, porém o sangue tem validade e para o concentrado de plaquetas é de apenas cinco dias. Por isso, as doações precisam ser organizadas e em número suficiente garantindo os estoques para o atendimento na rede de serviços de saúde.